18 são presos por desvio de dinheiro da educação

Quadrilha obteve dinheiro ilegalmente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Suspeitas de desviar R$ 6,6 milhões do ensino à distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR), 18 pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira no Estado. Entre os detidos estão três funcionários públicos do instituto. Além deles, dois servidores do IFPR serão afastados de suas funções. A ação da PF ocorreu em Curitiba, Cascavel, São Carlos (SP) e Sorocaba (SP).

De acordo com a PF, a quadrilha desviava dinheiro principalmente do Ministério da Educação desde 2009. Eles firmavam termos de parceria entre o IFPR e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) para projetos superfaturados de cursos à distância e não prestavam os serviços contratados.

Ainda nesse período, a quadrilha conseguiu que alguns de seus integrantes fossem aprovados em concursos públicos para o IFPR de forma fraudulenta. Para mascarar os crimes, o grupo falsificava contratos e prestações de contas, além de pagar propina a funcionários da autarquia federal e integrantes das Oscips.

Eles responderão pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes da lei de licitações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES