35 ônibus e 1 trem são destruídos no Rio após morte de miliciano

Por conta da morte do sobrinho do miliciano Zinho, pelo menos 35 ônibus foram incendiados na região.

O criminoso é acusado de envolvimento na morte do ex-vereador Jerônimo Guimarães | FOTO: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu nesta segunda-feira (23), Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, sobrinho do miliciano Zinho, após ser baleado em uma troca de tiros com a Polícia Civil na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na zona Oeste do Rio de Janeiro. Conhecido como Teteu e Faustão, ele era o segundo na hierarquia da milícia. O criminoso é acusado de envolvimento na morte do ex-vereador Jerônimo Guimarães, o Jerominho.

O confronto envolveu policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). Além da Core, agentes da Polinter estão no local. Por conta da morte de Matheus, diversos ônibus foram queimados em protestos. 

Até o início da noite desta segunda-feira, havia o registro de pelo menos 35 ônibus incendiados | Foto: Reprodução

Pelos menos 35 ônibus foram incendiados na região e existem relatos de outros veículos queimados e vias interditadas. Segundo o órgão da Prefeitura do Rio, a atuação criminosa provoca reflexos nos bairros: Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Magarça.

Ônibus queimado por criminosos na Zona Oeste do Rio | FOTO: TV Globo

De acordo com relatos de moradores da região, pelo menos, mais quatro veículos foram incendiados: em Cosmos; na Estrada do Magarça, em Campo Grande; em Paciência; e na favela do Rola.

HIERARQUIA DE MILICIANOS

Matheus ou ‘Faustão’ é o terceiro da família a morrer em confrontos com a Polícia Civil do Rio. Em 2017, Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes, morreu em operação da Delegacia de Homicídios da Capital. Anos depois, 2021, Wellington da Silva Braga, o Ecko, morreu após reagir à prisão em uma casa em Paciência. Depois disso, seu irmão, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, assumiu a maior milícia do Rio.

Matheus da Silva Rezende | FOTO: Reprodução

ACUSADO DA MORTE DE JEROMINHO

Matheus da Silva também foi acusado de envolvimento na morte do ex-vereador Jerônimo Guimarães, o Jerominho, um dos fundadores da antiga Liga da Justiça, milícia que atua em Campo Grande, na Zona Oeste. Ele foi morto no dia 8 de agosto de 2022. Em setembro, o Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou seis pessoas pelo crime, incluindo Zinho e Matheus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES