4 policiais civis e 1 advogado são presos por vender droga a facção no Rio

Ao todo 16 toneladas de maconha estavam em negociação.

4 policiais civis e 1 advogado são presos por vender droga a facção no Rio. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (19), quatro policiais civis e um advogado foram presos pela prática de tráfico de 16 toneladas de maconha, além do crime de corrupção, no Rio de Janeiro (RJ). A ação foi feita pela Polícia Federal, em conjunto com Ministério Público do RJ, deflagrou a “Operação Drake” com o intuito de prender os suspeitos. 

De acordo com a investigação, realizada pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a PF, que estavam monitorando o veículo suspeito, duas viaturas ostensivas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) abordaram um caminhão carregado com 16 toneladas de maconha na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

Após acompanharem o caminhão até a cidade da Polícia Civil, os policiais civis negociaram, por meio de um advogado, a liberação dos entorpecentes e a soltura do motorista, mediante ao pagamento de propina. Após a negociação, três viaturas ostensivas escoltaram o caminhão até os acessos de Manguinhos, comunidade vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro.

Em seguida, a carga de maconha foi descarregada pelos criminosos. O nome da operação DRAKE, remete ao pirata e corsário inglês Francis Drake que saqueava caravelas que transportavam material roubado e se julgava isento de culpa em razão da origem ilícita dos bens.

OPERAÇÃO

Cerca de 50 policiais federais cumpriram a cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende/TJRJ. Os mandados foram cumpridos na capital fluminense e em Saquarema/RJ, em endereços ligados aos criminosos, já denunciados pelo Ministério Público, na Polícia Civil, especificamente na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas.

O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Investigações Sensíveis da PF (GISE/RJ) e pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ) em conjunto com Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Resende e com auxílio de promotores de justiça de outros órgãos do parquet fluminense.

Para o cumprimento dos mandados, a PF teve o apoio da Corregedoria da PCERJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES