“Achei que ia morrer”, diz refém que passou 7 h ameaçada por ex-namorado de 17 anos

O adolescente invadiu a Escola de Educação Infantil Estrela Guia, na Avenida Almirante

Refem do ex pensou que fosse morrer | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três das quatro pessoas mantidas reféns por um jovem de 17 anos nesta segunda-feira (14) dentro de um creche em Santos, a 72 km de São Paulo, relataram ao G1 os momentos de tensão que viveram. ?Eu fiquei apavorada, achei que ia morrer?, disse a monitora Telma Delgado Fontes, de 34 anos, que ficou quase sete horas com uma faca apontada para o pescoço. Todos foram libertados por volta das 16h30 e passam bem.

O adolescente invadiu a Escola de Educação Infantil Estrela Guia, na Avenida Almirante Tamandaré, por volta das 9h45, com uma faca que furtou de um estabelecimento comercial da região, segundo a polícia. Ele manteve quatro pessoas reféns: a monitora, o secretário-pedagógico José Carlos de Jesus Reis, de 23 anos, a menina Bianca, de 12 anos, e a cozinheira Marília de Jesus dos Santos, de 46 anos. O jovem morava há quatro meses com Marília.

Segundo as vítimas, ele chegou ao local e encontrou Telma e José Carlos na entrada do prédio. A monitora estava ajudando na recepção ? ela trabalhava em outro setor - e recebia orientações de como usar os ramais. ?Ele entrou e perguntou quem tinha pintado a creche?, contou Telma. O secretário-pedagógico desconfiou da atitude e pediu para que outro funcionário ?ficasse de olho? no adolescente.

Depois disso, Reis subiu para a diretoria, onde Bianca recebia orientação pedagógica. Alguns minutos se passaram e o jovem subiu até a sala com Telma já refém. Ele pediu, segundo as vítimas, que a cozinheira fosse chamada. O secretário-pedagógico afirma que havia 57 crianças, sem contar Bianca, na creche no momento da invasão. Todas conseguiram sair.

A faca ficou apontada o tempo todo para o pescoço de Telma. ?Eu fiquei apavorada. Ele falava que, se eu tentasse alguma coisa, minha cabeça ia rolar?, disse a monitora. Segundo ela, o jovem chegou a lembrar o caso do sequestro de Eloá Cristina Pimentel, que acabou morta pelo ex-namorado em Santo André, no ABC, no ano passado. A monitora ficou com escoriações no pescoço e precisou tomar remédios por causa da pressão alta.

Morte na família

Durante o tempo que foi mantido refém, Reis só conseguia lembrar do pai. Há 19 anos, ele foi morto com uma facada por um carroceiro. ?A única coisa que me veio à cabeça foi a imagem do meu pai, que morreu com uma facada. Eu achei que seria a próxima vítima de faca na minha família?, contou. Segundo o secretário-pedagógico, o carroceiro matou seu pai porque ele se recusou a dar dinheiro ao homem.

Abraçado na delegacia à assistente de vendas Margareth Cristina Uruguai Santos, de 40 anos, amiga considerada por ele como uma mãe, ele estava mais aliviado. ?Estou mais tranquilo, mas muito abalado por tudo o que aconteceu?, disse. Ele não soube dizer se a creche abrirá nesta terça-feira (15).

A menina Bianca foi libertada por volta das 13h, após o adolescente negociar com a polícia. Ela também precisou ir à delegacia com a mãe para prestar depoimento. ?Ele pediu para o policial abrir a porta devagar, eu saí e ele fechou. Na hora, eu fiquei muito nervosa?, lembrou sobre o momento que deixou o local onde era mantida refém.

Prova de amor

A cozinheira disse que o jovem de 17 anos justificou a atitude afirmando que era ?uma prova de amor?. Os dois moravam juntos havia quatro meses, mas tinham rompido o relacionamento neste domingo (13). ?Ele só falou que estava fazendo isso porque me amava muito, que era uma prova de amor?, contou.

O casal se conheceu em um forró há cerca de um ano. O relacionamento começou há quatro meses e o jovem foi morar na casa da cozinheira. Era o quinto casamento da mulher, que tem cinco filhos ? a mais velha, de 28 anos. ?Ele dizia que tinha 22 anos, descobri depois [a idade verdadeira]. Mas já estava envolvida?, afirmou a cozinheira.

Ela acredita que o ciúmes levou o jovem a manter as quatro pessoas reféns nesta segunda-feira. ?Foi ciúmes, de uns 15 dias para cá ele cismou com meu vizinho e meu ex-marido?, disse Marília. Segundo ela, o jovem mantinha as janelas que eram viradas para a casa do vizinho fechadas. O adolescente também o acompanhava até a creche, onde a cozinheira trabalha há 13 anos, todos os dias. A casa da família fica bem em frente à creche.

Marília dos Santos diz que o ciúmes a levou a romper o relacionamento. Nesta segunda-feira (14), completariam quatro meses que os dois estavam juntos. ?Terminei ontem (domingo) porque ele estava me mantendo como uma prisioneira?, afirmou. Apesar disso, ela nega que o namorado era agressivo. ?Ele é normal, só tem ciúmes mesmo. Ele nunca me agrediu.?

Na delegacia para acompanhar a mãe, a filha Cristina dos Santos, de 28 anos, falou sobre o ex-namorado da cozinheira. ?Ele era uma pessoa sossegada, eu nunca imaginava porque nunca o vi nervoso?, contou. Segundo Marília, o jovem se dava bem com seus filhos. Três deles moram na residência. ?Eles se davam muito bem?, afirmou.

Chorando muito na delegacia, onde o caso era registrado por volta das 19h15 desta segunda-feira, Marília disse que sente ?muita pena? do adolescente. Segundo ela, o jovem é sozinho em Santos, pois a família mora em Sergipe. Apesar de dizer que não pretende voltar a morar com o adolescente, ela confessa: ?Eu gosto dele, sim?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES