Homem que matou menina ao defender o pai chora por perdão

Ele disse que se arrepende do crime e negou a intenção de matar a garota.

Homem que matou menina ao defender o pai chora por perdão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comerciante George Araújo de Souza, acusado de matar Kerolly Alves Lopes, de 11 anos, baleada na cabeça ao defender o pai durante uma briga, participou da audiência de instrução para seu julgamento na tarde desta quinta-feira (6), em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Ao término da sessão, a irmã da vítima, Pérola Alves Lopes, 14, que também estava presente no dia do crime, questionou o acusado sobre o ocorrido. ?Por que você matou minha irmã??, perguntou ela. Com a voz embargada e chorando, George respondeu: ?Você sabe que eu não queria matar vocês. Mas me arrependo de tudo e peço perdão pela dor que causei a sua família?, disse.

A audiência foi realizada na 4ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia e presidida pelo juiz Leonardo Fleury Curado Dias. Foram ouvidas sete testemunhas, sendo cinco de defesa e três de acusação, incluindo o pai de Kerolly, o serralheiro Sinomar Firmino Lopes, e Pérola. O comerciante, que responde por homicídio e dupla tentativa de homicídio, também foi interrogado pelo juiz e deu a sua versão sobre os fatos.

O crime aconteceu no dia 27 de abril do ano passado. Kerolly foi baleada durante uma briga entre o pai e o comerciante. Dizendo ter sido ameaçado, Sinomar foi até a pizzaria de George, acompanhado das filhas, para tirar satisfação e o homem acabou efetuando disparos contra a família. Imagens do circuito se segurança do estabelecimento registraram toda a ação. Kerolly foi atingida na cabeça e ficou 10 dias internada na UTI do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Ela teve morte cerebral constatada no dia 5 de maio de 2013. Dois dias depois, ela morreu por falência múltipla de órgãos.

Primeiro a ser ouvido, Sinomar pediu que George deixasse a sala. Ele contou que tudo começou por conta da demora em receber uma pizza. ?Eu estava lá acompanhado da minha família e pedi duas pizzas e um refrigerante, que foi servido rapidamente. Mas as pizzas não vinham e não deu mais para esperar. Aí levantei e disse que iria pagar apenas o refrigerante e coloquei minha carteira, que estava cheia de moedas, em cima do balcão de vidro. Aí ele quebrou [o balcão] e o George começou a discussão?, contou o homem.

Ainda segundo ele, durante a briga, George deu um tapa em seu rosto. ?Eu fiquei muito bravo, mas minhas filhas me seguraram e fomos embora. Antes de sair ele disse que iria dar um jeito em mim?, relatou. Depois disso, segundo Sinomar, boatos deram conta de que George estava à sua procura. ?Dois meses depois eu decidi ir ao local para resolver a situação e pagar pelo balcão. Eu estava com as minhas filhas, pois saímos para comprar um presente para a Pérola, que fazia aniversário. Na volta eu iria passar em um açougue, perto da pizzaria, e aí decidi ir lá para conversar?, disse.

Sinomar contou que, ao entrar na pizzaria, que ainda não estava funcionando, George apareceu, já armado. ?Ele começou a gritar comigo, dizendo que eu teria o que merecia. Em seguida a Pérola entrou e depois a Kerolly. As duas pediam para ele abaixar a arma, mas ele respondeu com grosseria e as mandou calar a boca. Aí minhas filhas me puxaram e eu peguei meu celular, dizendo que iria chamar a polícia. Mas o George foi se aproximando e a gente saiu correndo?, afirmou

O pai de Kerolly disse que o comerciante efetuou ao menos quatro disparos, sendo dois na calçada e dois enquanto eles entraram em uma farmácia para se esconder. Nas imagens das câmeras de segurança o pai aparece atrás da menina, no entanto, ela nega que a tenha usado como escudo. ?Quando olhei para o lado a minha filha estava ferida e tinha batido a cabeça no vidro da farmácia. De maneira alguma eu tentei me esconder atrás dela, acho que foi o jeito que eu a puxei e ela acabou ficando na minha frente?, ressaltou.

Sinomar também negou que tenha ido ao comércio para brigar com George. ?Meu pai me ensinou que a gente não deve fazer coisa errada, por isso voltei lá para pagar o vidro que eu quebrei, mas não sabia que iria dar nisso?, disse.

O juiz questionou Sinomar pelo fato dele não ter registrado um boletim de ocorrência contra George após a suposta ameaça, mas o homem não soube explicar os motivos que o levaram a tentar resolver a situação sozinho. ?Não sou criminoso e nunca fui. Eu só queria dar um basta?, disse.

Logo depois, foi a vez de Pérola falar e ela pediu que George voltasse a audiência. Ao lado mãe, Miriam Coelho Alves, ela relatou o que aconteceu no dia do crime e ratificou o depoimento do pai. Segundo a garota, ao verem que Sinomar estava no meio de uma discussão, ela e irmã tentaram acabar com a confusão. ?Eu fiquei do lado do meu pai e a Kerolly colocou a mãozinha na direção do George, implorando para que ele não atirasse. Em seguida, ela correu e foi pedir ajuda na farmácia e eu fiquei com o meu pai?, contou.

Segundo Pérola, a irmã só saiu da farmácia quando o comerciante já tinha efetuado o primeiro disparo. ?Quando a Kerolly ouviu, saiu correndo. Aí ela veio e abraçou meu pai e foi quando ela foi atingida. Ele [George] ainda veio olhar se tinha acertado meu pai?, relatou a menina.

Pérola ressaltou que o pai é uma pessoa ?nervosa?, mas que nunca agiu com truculência com ela e a irmã. ?Com a gente ele é uma pessoa super boa. Ele foi lá para acertar as contas?, afirmou.

O promotor Milton Marcolino, do Ministério Público de Goiás (MP-GO), ainda ouviu uma terceira testemunha e dispensou as demais. ?As provas colhidas já são suficientes para provar a culpa de George. Ele cometeu um crime de maneira sórdida e quis se colocar acima da lei. Não tenho dúvidas que ele irá a júri popular e será condenado?, afirmou.

Defesa

Em seguida começaram os depoimentos de defesa, a maioria de comerciantes que trabalhavam na mesma região que George. Um deles, Michel do Carmo Moura, contou que presenciou a primeira briga entre a dupla. ?Eu estava na pizzaria com a minha família e fiquei assustado com o comportamento do Sinomar?, relatou. Sobre George, o homem disse que o conhece há mais de três anos e que nunca presenciou nenhum ato de violência praticado por ele.

Já o desempregado Eleniton Severino Dias disse que conhece tanto Sinomar quanto George de antes do crime e que o pai de Kerolly é uma pessoa perigosa. ?Meu irmão tinha um comércio e já tinha sido ameaçado por ele?, relatou. A testemunha reforçou que o comerciante estava com medo da ?má fama? de Sinomar.

Outras três testemunhas de defesa foram ouvidas, sendo que uma delas foi a mãe de Kerolly, Miriam Alves. A mulher contou que estava separada de Sinomar há seis anos e que tinha a guarda das filhas, mas que as deixou morar com o pai após ser ameaçada. ?Ele vivia dizendo que se acontecesse algo com elas seria culpa minha, pois eu tinha que trabalhar e elas ficavam sozinhas. Aí acabei cedendo. Mas acho que elas foram mais por dó do pai do que por medo?, afirmou.

A mulher disse que já foi agredida por Sinomar e que isso resultou na separação. ?Ele sempre foi nervoso, mas nunca vi ele atirando em alguém?, ressaltou. Por conta do episódio citado por Miriam, o serralheiro chegou a ser preso dias após a morte a filha. Ele tinha uma condenação por agredir a ex-mulher e não tinha cumprido a pena. Dois dias depois Sinomar foi liberado.

Comerciante

O juiz perguntou a George se ele queria responder ao interrogatório e, após conversar com seus advogados, ele optou por falar. O homem negou a intenção de matar as vítimas e disse que se arrepende. ?Eu não conhecia o Sinomar antes da confusão e em momento algum exigi que ele pagasse pela pizza. Mas ele deu um murro no balcão e eu fiquei assustado. Ele me ameaçou dizendo que voltaria depois?, afirmou.

O comerciante disse que, no dia em que Kerolly foi baleada, Sinomar voltou e ficava o tempo todo com a mão nas costas, aparentando que poderia estar armado. ?Eu estava com a arma, que comprei após ser vítima de assaltos. Durante a discussão, ele ficava o tempo todo se escondendo atrás das filhas. Só sei que atirei no rumo dele e só depois vi que tinha acertado a menina e fugi?, disse.

George também disse se lembra de ter disparado apenas um tiro, e não quatro, como destacam as vítimas. ?Eu pensei que o tiro tinha acertado a menina de raspão. Só depois vi que não e decidi me entregar à polícia. Estou muito arrependido de tudo, pois isso abalou também a minha família?, ressaltou o comerciante.

Um dos advogados de defesa do comerciante, Dyellber Araújo, afirmou que acredita na absolvição do seu cliente. ?Ficou claro que o George estava coagido, com medo de um homem perigoso. Quem agiu de forma errada foi o Sinomar, que expôs as filhas ao perigo?, destacou.

Ao término da audiência, o juiz Leonardo Fleury Curado Dias disse que as informações colhidas serão analisadas e que, só depois disso, será definido se George irá a júri popular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES