Acusado de matar advogado tem pedido de revogação de prisão negado

Jovem advogado foi morto em uma tentativa de assalto em Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Francinaldo dos Santos Batista, mais conhecido como Neném, acusado de matar a tiros o advogado Ozires de Castro Machado, de 28 anos, em uma tentativa de assalto no dia 11 de setembro no bairro Saci, na zona Sul de Teresina, solicitou junto à Central de Inquéritos da Capital a revogação de sua prisão e teve o pedido negado. O crime causou bastante revolta.

O juiz responsável, Arilton Rosal Falcão, da Central de Inquéritos, considerou que a 'gravidade concreta do delito expressa e o alto nível de ousadia, audácia e periculosidade por parte do acusado'. Na decisão, o magistrado argumenta haver justificativa e levou em conta o 'histórico criminal'.  Francinaldo entrou com o pedido alegando ser réu primário e ter residência ia fixa. 

A prisão preventiva é utilizada como um instrumento do juiz em um inquérito policial ou já na ação penal, ou seja, ela é um instrumento processual. Pode ser usada antes da condenação do réu em ação penal ou criminal e até mesmo ser decretada pelo juiz. A prisão deve seguir os requisitos legais para ser aplicada, regulamentados pelo artigo 312 do Código de Processo Penal.

O crime

De acordo com a assessoria da Polícia Militar, Ozires Machado estava em seu carro já próximo de sua residência no bairro Saci quando foi abordado pelo criminoso. Após uma suposta reação, o advogado foi alvejado com um tiro. Testemunhas disseram que eram dois criminosos que queriam roubar o veículo da vítima. Após o crime, a dupla saiu correndo a pé em destino ignorado. 

Ele foi socorrido com vida para o Hospital de Urgência de Teresina, onde não resistiu e morreu. O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, informou que o jovem foi encaminhado para o hospital já em estado muito grave.

A equipe de investigação da Delegacia de Homicídios realizou a apreensão das roupas utilizadas por Francinaldo durante o crime e a identificação e apreensão do veículo VW/GOL, de cor vermelha, de placa  LWL-4131, que foi utilizado para o apoio da ação criminosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES