Menor não vai participar de acareação, diz advogado

Polícia ou o próprio delegado podem convidar o advogado do adolescente e o menor

Suspeitos levados para acareação | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eliézer Jônatas de Almeida Lima, advogado do adolescente que está internado em Belo Horizonte por suspeita de envolvimento do desaparecimento de Eliza Samudio, afirmou, nesta terça-feira (27), que o menor não vai participar da acareação marcada para acontecer no Departamento de Investigações (DI), também na capital mineira.

Lima disse que ele, como procurador do menor, não foi intimado a estar presente no DI e, portanto, não irá até a delegacia. Ele reclamou ainda que a autorização não foi publicada no "Diário Oficial".

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que a autorização da participação do menor será publicada na quarta-feira (28) no "Diário Oficial", pois a decisão do juiz saiu após as 18h de segunda-feira (26).

Segundo a assessoria do TJMG, a polícia ou o próprio delegado podem convidar o advogado do adolescente e o menor a participarem da acareação, mesmo antes da publicação oficial, mas o defensor não tem obrigação de aceitar. Até o momento, a polícia não informou se isso aconteceu. Depois da publicação, é oficial a intimação ao advogado.

Autorização

Na noite de segunda-feira (26), o juiz Elias Charbil Abdou Obeid, de Contagem (MG), permitiu a participação do adolescente em uma acareação com presos suspeitos de participação no sumiço de Eliza. A intenção da Polícia Civil é confrontar depoimentos dos supostos envolvidos, para esclares as divergências.

No fim da manhã desta terça, a Polícia Civil informou que marcou a acareação para as 15h, no Departamento de Investigações. Sérgio Rosa Sales, primo do goleiro Bruno de Souza, já foi levado até a delegacia. Ele está preso no Centro de Remanejamento de Segurança Prisional (Ceresp) São Cristóvão, em Belo Horizonte.

A advogada da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) que acompanha as investigações, Cíntia Ribeiro de Freitas, confirmou que, realmente, o defensor do menor não foi intimado pela Justiça a comparecer na acareação. O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-MG, Stanley Gusman, ressaltou que o advogado do menor teria que ter sido oficialmente intimado para participar da acareação.

A Polícia Civil ainda não falou sobre o cancelamento da acareação. O advogado de Sales, Marco Antonio Siqueira, já havia seguido para o DI e afirmou que seu cliente estava disposto a falar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES