Agentes denunciam diretor de Penitenciária no PI

Os agentes denunciaram à secretária várias irregularidades praticadas por Edmar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do SINPOLJUSPI, Jacinto Teles Coutinho, entregou na última segunda-feira (12/01) à secretária de Justiça Cléia Maia, um abaixo-assinado feito pelos agentes penitenciários de Picos solicitando o afastamento do diretor da Penitenciária José de Deus Barros, Edmar Edson Mendes Rodrigues. O documento, assinado por 37 dos 39 agentes da penitenciária, denuncia que o diretor não cumpre sua função de administrar o presídio de Picos.

Os agentes denunciaram à secretária várias irregularidades praticadas por Edmar. Entre elas, o fato de que ele não cumpre o expediente de forma regular, por ser também coordenador e professor do curso de Direito da Faculdade R. Sá, em Picos. Outra denúncia grave é que o chefe de disciplina, Giovani Joaquim dos Santos, utiliza a moto da Secretaria de Justiça para fazer o deslocamento entre sua casa e o trabalho.

O SINPOLJUSPI informou também à Cléia Maia que os agentes da penitenciária estão sendo constantemente sendo achincalhados e ameaçados de morte pelos detentos, sem que a direção do presídio tome providências.

Outro problema apontado pelo documento é a falta de segurança na penitenciária, visto que apenas duas das dez guaritas externas do estabelecimento penal são ocupadas por policiais militares, o que obriga que os agentes acabem também cumprindo a função de fazer a guarda externa, o que caracteriza uma situação ilegal.

Ainda segundo os agentes penitenciários, a cozinha da penitenciária, que serve para alimentar os detentos, possui condições de higiene totalmente inadequadas, com baratas à vista e passeando livremente pelos alimentos. O diretor Edmar Edson foi informado de tais irregularidades, mas nunca tomou providências.

Os servidores acusam Edmar do mesmo comportar-se de maneira autoritária, ditatorial e intransigente com os agentes penitenciários, sendo que não dialoga ou convoca os agentes para reuniões e discussões sobre o serviço da penitenciária. Eles dizem ainda que está havendo um conflito de atribuições. Ningúem sabe quem é o supervisor, gerente e o chefe de disciplina, pois todos mandam em tudo por lá.

A secretária Cléia Maia informou a Jacinto Teles e aos demais presentes na reunião, que serão tomadas medidas para diminuir as dificuldades no presídio. O diretor Administrativo-Financeiro da Secretaria de Justiça, Jeová Alencar, sugeriu que fosse entregue uma pauta de reivindicação dos agentes de Picos para a Secretaria da Justiça adotar as medidas.

Estiveram presentes ainda, no encontro entre a secretária e o sindicato, o diretor de Assuntos Penitenciários da Sejus, Mag Say Say, o chefe de gabinete da Sejus, Vinícius Oliveira, o chefe do Setor Pessoal da Sejus, Miguel Araújo, o diretor de Inteligência e Proteção Externa, Carlos Gomes, o vice-presidente do Sinpoljuspi, Assis Neto, os agentes penitenciários Rogério Bezerra (de Picos), Everaldo Nascimento (de Parnaíba) e Maricélia Mendes Ribeiro (de Floriano). O assessor jurídico do SINPOLJUSPI, Luís Neto, também esteve presente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES