Ameaça de bomba cancela voo no aeroporto de Viracopos, em Campinas

O capitão da aeronave registrou um formulário de desembarque involuntário, resultando na remoção do passageiro do voo

Ameaça de bomba cancela voo no aeroporto de Viracopos, em Campinas | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No final da tarde de domingo (20), um voo da Azul, programado para partir de Campinas, localizado no interior de São Paulo, com destino a Cascavel, no Paraná, teve sua operação cancelada devido a uma ameaça de bomba feita por um dos passageiros. A Polícia Federal prendeu o indivíduo imediatamente em flagrante. Após uma minuciosa inspeção realizada pelas autoridades, ficou comprovado que a ameaça era infundada. O voo, inicialmente agendado para decolar de Campinas às 17h30 e chegar a Cascavel 1h30 mais tarde, foi afetado pelo ocorrido. 

O passageiro estava dentro do avião com um pacote e, ao ser questionado por um comissário de bordo, segundo a PF, teria dito que se tratava de uma bomba. A PF foi acionada e, em contato com o comandante, realizou os protocolos para avaliar o nível de ameaça. Foi pedido ao comandante para identificar o passageiro e informar se ele estava acompanhado e o que mais ele levava além do pacote.

O comandante da aeronave registrou um formulário de desembarque involuntário, resultando na remoção do passageiro do voo. A Polícia Federal requisitou a presença de um dispositivo móvel de detecção de vestígios explosivos a fim de examinar as bagagens de mão antes de serem manipuladas. Todas as bagagens de mão pertencentes ao passageiro foram localizadas e retiradas da aeronave para passarem por uma inspeção detalhada. 

Depois que o resultado deu negativo para explosivos nas bagagens de mão, as bagagens do passageiro foram retiradas do porão. Foi feito um processo chamado de reconciliação, para comprovar que toda bagagem pertencia a um passageiro a bordo. O homem foi encaminhado às dependências da PF no aeroporto e, depois, à Delegacia de Campinas, por volta das 21h, onde foi autuado em flagrante pelo crime de atentado à segurança do transporte aéreo - a pena varia entre 2 e 5 anos de prisão.

A equipe de comunicação da Azul verificou que foi necessário cancelar o voo AD4727 devido à conduta inadequada de um "cliente indisciplinado". A empresa expressou seu pesar pelos inconvenientes causados aos passageiros afetados e enfatizou que a implementação desses protocolos é essencial para assegurar a segurança de suas atividades. O Aeroporto de Viracopos comunicou que suas operações não sofreram impactos decorrentes desse incidente.

(Com informações da Folhapress - Francisco Lima Neto)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES