Dados contraditórios, especulação sobre chacina corre o mundo todo

Mais que maniqueísmo de novela ou conflito editado de “reality show”, o que se viu foi uma rede em expansão, atrás de uma resposta.

Avalie a matéria:
Familia morta em SP | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na Record e na Band, as barras de informação dos programas policiais perguntam, por escrito na tela: "O menino matou a família?". E longos posts no Facebook defendem uma ou outra resposta, com raciocínios a partir de informações vazadas.

Mais que maniqueísmo de novela ou conflito editado de "reality show", o que se viu foi uma rede em expansão, atrás de uma resposta.

Como a origem das informações --a autoridade, no jargão da teoria de redes-- é a polícia, que não dá consistência ao que fala, foi uma semana de vale-tudo. A resposta ficou por conta de torcidas, para ambos os lados.

Além do primeiro choque, com a tese de que menino era o assassino, dois detalhes vazados potencializaram o caso para a mídia social e a cobertura mundo afora.

O primeiro foi a vinculação ao game Assassin"s Creed. Marcelo Rezende, do "Cidade Alerta", chegou a manipular o CD, ostensivamente.

Acumularam-se piadas on-line ("Culpa do game: menino viciado em Mario mata tartaruga com cabeçada") e a Ubisoft, que produz o jogo, precisou reagir via Facebook.

O segundo foi a vinculação ao caso --e aos filmes de mesmo nome-- Amityville, um crime dos anos 70. Foi como a notícia se espalhou por EUA e Europa. A CNN americana dedicou quatro minutos e especulou: "A história de Amityville inspirou o massacre?".

Os tabloides londrinos exploraram mais. O "Daily Mail" entrou com Amityville, mas já se desviou para a teoria de que outros policiais cometeram o crime. "Sun" e "Mirror" foram atrás.

Também "Guardian" e "Independent", por sua vez republicados por "South China Morning Post" e "Times of India", globalizando o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES