Apreensão de armas de fogo aumenta no Ceará

Este fato é resultante da presença ostensiva da Polícia nas ruas

Apreensão de armas de fogo aumenta no Ceará | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O n?mero de armas de fogo apreendidas pela Pol?cia na Grande Fortaleza teve um aumento de 24 por cento nos cinco primeiros meses de 2008 em rela??o a igual per?odo do ano passado. A constata??o faz parte de um levantamento estat?stico elaborado pela Coordenadoria Integrada de Opera?es de Seguran?a (Ciops), ?rg?o da Secretaria da Seguran?a P?blica e Defesa Social (SSPDS).

?Este fato ? resultante da presen?a ostensiva da Pol?cia nas ruas. Com a implanta??o do Ronda do Quarteir?o e das a?es permanentes do grupo Raio (Rondas de A?es Intensivas e Ostensivas), esta estat?stica tende a subir. ? a Pol?cia fazendo seu papel de resguardo da sociedade, aumentando sua presen?a junto ? popula??o, como ? determina??o do governador Cid Gomes e do secret?rio Roberto Monteiro?, afirma o secret?rio-adjunto da SSPDS, delegado Jos? Nival Freire.

Entre o dia 1? de janeiro e 31 de maio ?ltimos, a Pol?cia apreendeu na Capital e Munic?pios da Regi?o Metropolitana um total de 850 armas, enquanto no mesmo per?odo de 2007 este n?mero chegou a 685.

Faixa et?ria

A estat?stica abrange ainda outros per?odos. Em 2006 foram 1.381 armas apreendidas. Em 2007, este n?mero saltou para 1.704. O levantamento estat?stico tamb?m levou em conta as armas encontradas em poder de adultos (maiores) e adolescentes ou crian?as (menores de idade). Em 2006, das 1.381 armas confiscadas pelas autoridades, 921 estavam com adultos e outras 460 com menores.

No ano seguinte, foram encontradas 1.122 armas com maiores de 18 anos e 582 com menores. Este ano, das 850 armas apreendidas, 564 estavam nas m?os de adultos e o restante com menores infratores.

Outro dado importante obtido com a estat?stica da SSPDS confirma que a arma de fogo mais utilizada ? o ?velho? rev?lver. Em dois anos e cinco meses, as pol?cias Civil e Militar apreenderam na Grande Fortaleza 3.578 rev?lveres, contra apenas 193 pistolas.

Segundo Nival Freire, a pesquisa n?o ficar? estanque. ?Vamos utiliz?-la para nortear o trabalho da Pol?cia. Precisamos saber a origem dessas armas, como elas v?o parar nas m?os dos delinq?entes. O trabalho ser? ampliado e vamos tamb?m mapear as ?reas onde aconteceram os maiores ?ndices de apreens?es?, informa o secret?rio-adjunto.

Freire ressalta que a presen?a do maior n?mero de patrulhas nas ruas de Fortaleza, Caucaia e Maracana? - onde j? foi implantado o projeto de policiamento comunit?rio ?Ronda do Quarteir?o? - os casos de pris?es em flagrante, por porte ilegal de armas e roubos (assalto), tamb?m tiveram uma eleva??o nas estat?sticas.

O Di?rio do Nordeste tem constatado diariamente que a equipe Raio continua liderando o n?mero de apreens?es de armas de fogo na RMF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES