Arruda passa a noite em sala da PF

A decisão da Justiça de mandar prender Arruda irritou os advogados dele

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), passou a noite na sede da Polícia Federal. Ele dormiu em uma sala especial, sem grades.

A qualquer momento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello pode anunciar a decisão sobre o pedido de habeas corpus. Se decidir pela liberdade, Arruda pode voltar ao cargo. No momento, o governo do DF é chefiado interinamente pelo vice, Paulo Octávio (DEM).

Um grupo de manifestantes contra o governador fez vigília no STF com luz de velas, pedindo que o habeas corpus não fosse concedido. A expectativa era que a decisão de Mello fosse divulgada ainda na noite desta quinta-feira (11), mas o ministro resolveu que não o faria ontem.

A decisão da Justiça de mandar prender Arruda irritou os advogados dele. A defesa argumenta que o governador não foi ouvido. ?Não se faz processo criminal sem contraditório, salvo em estado que esteja no limite do fascismo e do nazismo. Isto é um estado de direito democrático. Essa prisão à margem das garantias da Constituição, na minha ótica, é uma prisão abusiva, ilegal e é, sobretudo, uma prisão desnecessária?, disse o advogado Nélio Machado.

Arruda enviou uma mensagem à Câmara Distrital se licenciando do cargo e escreveu uma carta aos amigos. Ele se diz vítima de uma ?campanha difamatória? de níveis jamais vistos na vida pública brasileira. Afirma que vai contribuir com a elucidação dos fatos e fala em ?armadilhas e golpes baixos? que, segundo ele, serão desmascarados. Em seguida, se entregou à Polícia Federal.

O relator do processo, ministro Fernando Gonçalves, disse à TV Globo que se surpreendeu com o que viu no inquérito da operação Caixa de Pandora.

"Negociação"

O pedido de prisão foi baseado na suposta tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. Por meio de um enviado, o governador teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento à Polícia Federal.

O decreto de prisão preventiva foi expedido após parecer da Procuradora-Geral da República. Por 12 votos a 2, os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinaram a prisão do governador.

O STJ também decretou a prisão de mais envolvidos na suposta tentativa de suborno: Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário do governador, que se entregou à PF na noite de quinta, Welignton Moraes, ex-secretário de governo, o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), que agora é suplente, Haroaldo Brasil Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB), e Antonio Bento da Silva, que já está preso por causa da suposta tentativa de suborno.

Moraes, Carvalho e Naves disseram que se entregariam na noite de quinta, mas não o fizeram até agora.

Houve um cuidado para não expor ainda mais a imagem do governador na hora da prisão. Essa negociação foi feita com a Polícia Federal, atendendo a um pedido do presidente Lula, que sempre teve uma boa relação com Arruda, embora ele fosse de um partido de oposição.

Repercussão

A Ordem dos Advogados do Brasil, que havia pedido a prisão do governador, comemorou. ?Essa decisão aponta no sentido de que a corrupção pode ser derrotada no nosso país?, diz o presidente da OAB Ophir Cavalcanti.

A Associação dos Magistrados Brasileiros apoiou a decisão do STJ. Em nota, declarou que a prisão preventiva foi correta porque "há fortes indícios de que o governador do Distrito Federal estaria tentando destruir provas?. ?Hoje talvez seja o dia que, vamos dizer, olha foi lá naquele dia que o Brasil, apontado como país campeão mundial da impunidade, os fatos começaram a terminar?, afirma o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

?É um fato de proporções desastrosas para a classe política do Brasil, porque um governador de estado ser preso, nas circunstâncias em que esse fato está acontecendo, é muito ruim para classe política do Brasil?, diz o senador Agripino Maia, líder do DEM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES