Assassinato de Prefeito completa 19 anos de impunidade no Piauí

A família, que aguarda uma audiência na segunda-feira, questiona a morosidade da justiça

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje (8), completa 19 anos do assassinato do prefeito de Redenção do Gurguéia, Joaquim Fonseca dos Santos e o crime corre o risco de prescrever. Até agora, os acusados pelo homicídio- apontados nos inquéritos policiais- não foram presos. A família, que aguarda uma audiência a ser realizada na segunda-feira( 13), questiona a morosidade da justiça.

Essa é a terceira tentativa após a reabertura do inquérito no ano de 2007, quando um familiar do principal acusado, Dilson Marques Fernandes, o denunciou à justiça. Dilson, que é marido da então vice prefeita, chegou a ser preso em 2008, mas permaneceu preso apenas por uma semana.

Faltando menos de um ano para prescrever, o assassino pode entrar para a galeria dos crimes impunes do Estado. A família já entrou com uma reclamação disciplinar e denunciou o caso ao Conselho Nacional de Justiça . Em inspeção realizada pelo órgão no ano passado, o processo voltou a andar, mesmo assim, ainda esbarra em alguns entraves para que o homicídio seja elucidado. ?Depois da inspeção realizada pelo CNJ, foram marcadas duas audiências, mas estas foram canceladas por motivos infundados ?, argumenta a viúva Elita Tavares de Alencar Santos.

As audiências foram canceladas pelo desembargador José Ribamar Oliveira, que concedeu Habeas Corpus em plantão ao imperante Dilson Marques Fernandes sob alegação de que a audiência para a oitiva das testemunhas de defesa e o interrogatório do réu Salvador Roberto- acusado dos disparos- não teve menção necessária das testemunhas de acusação.

Isso significa que o crime que chocou os piauienses encaminha-se para o arquivamento. Caso isso aconteça, ficará sem castigo o homicida que puxou o gatilho de uma espingarda no dia 9 de abril de 1991 e atingiu pelas costas o prefeito que jogava dominó com os amigos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES