Bandidos usam Pix para dar golpe no Whatsapp no Piauí

Golpistas invadem contas no Whatsapp e pedem dinheiro para o contato das vítimas

Mensagens eviadas a partir de contas clonadas no Whatsapp | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Oi, Tudo bem?. Estou com um problema no aplicativo do banco. Você pode fazer um Pix para mim? Te devolvo o valor assim que for ao banco resolver.”  Se você receber uma mensagem parecida como essa de alguém conhecido, ligue o sinal de alerta: é golpe e muita gente está caindo.

Bandidos estão clonando a conta do whatsapp de usuários e enviando mensagens pedindo dinheiro. Como a mensagem é disparada do próprio número da pessoa para pessoas conhecidas, muita gente tem caído na armadilha.

No Piauí, até mesmo políticos já foram vítimas do golpe e tiveram suas contas clonadas.

Mensagens são enviadas de contas do WhatsApp clonadas (Foto: Reprodução)

CLONAGEM DO WHATSAPP

O Whatsapp sem dúvidas é o aplicativo de mensagem mais popular do Brasil e é também o meio mais utilizado por bandidos. A clonagem do número passou a ser uma ação comum, na qual criminosos enviam uma mensagem fingindo ser funcionário de empresas ou pessoas conhecidas.

Eles solicitam que a vítima repasse um código enviado via mensagem com o argumento de validar promoções ou atualizar cadastros. Com esse código, é possível acessar o Whatsapp de outro aparelho e, a partir daí, os bandidos disparam mensagens para todos os contatos da agenda pedindo dinheiro “emprestado”.

A principal recomendação para os usuários é nunca repassar o código de segurança enviado via sms para terceiros e sempre suspeitar de pedidos de empréstimos via Whatsapp, mesmo quando o pedido partir de uma pessoa próxima ou conhecida.

Oura dica importante é ativar a função "verificação em duas etapas” no Whatsapp  para dificultar  a clonagem da conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES