Bebê divide cela com mãe e outras presas

Mulher espera vaga em instituição para presas com filhos

Avalie a matéria:
Mãe e recém-nascido dividem cela | EPTV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um bebê divide a cela com a mãe e outras detentas há uma semana, em Tambaú, a 255 km de São Paulo. Na manhã desta quarta-feira 914), a mulher esperava uma vaga em uma instituição própria para presas que tiveram filhos, mas o nome dela ainda seguia na fila de espera. Ao todo, 37 presas se dividem em cinco celas na Cadeia de Tambaú, sendo que o espaço tem capacidade para abrigar apenas 20.

A detenta que teve o bebê está na cadeia desde novembro de 2009. ?Agora eu tenho que pagar pelo que eu fiz e ele tão novinho tem que ficar aqui comigo?, disse a mulher que teve a criança há uma semana.

O recém-nascido já sofre com a precariedade do lugar. Os banhos são dados em um espaço improvisado. A cela de quase 15 metros quadrados é dividida com outras duas presas. ?Ele chora bastante, acaba incomodando o sono à noite. Aqui não é o lugar adequado para esta criança?, afirmou uma das presas.

O delegado João Guilherme Torrens de Camargo encaminhou um pedido de transferência para o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário. No ofício que recebeu como resposta, o hospital alega que não tem vagas. São 100 leitos e a mulher estaria na fila de espera em 13º lugar. ?Com certeza, a cadeia não é o local adequado, mas, dentro da nossa possibilidade, estamos oferecendo o que é possível?, afirmou o delegado.

A assessoria da Santa Casa de São Paulo, onde funciona o centro hospitalar, informou que acolhe de forma provisória as presas e os bebês desde que foi fechado um centro especializado na capital.

Depois que conseguirem uma vaga no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, a presa de Tambaú e o bebê precisarão ser transferidos novamente para uma cadeia feminina que tenha condições de acolher mãe e filho durante o período determinado por lei, que é de seis meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES