Bebê prematuro é descartado por “equívoco” após óbito; Prefeitura afasta envolvidos

O bebê nasceu de parto normal, mas com 1.260 gramas e enfrentando graves dificuldades respiratórias.

Bebê prematuro é descartado por "equívoco" após óbito; Prefeitura afasta envolvidos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corpo de um bebê prematuro, que veio a falecer horas após o nascimento, foi inadvertidamente descartado por “equívoco” na cidade de Santo Amaro (BA), localizada a aproximadamente 70 km da capital do estado, entre os dias. Em nota, a prefeitura da cidade informou que foi realizada uma força-tarefa e o corpo foi recuperado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, a mãe da criança deu entrada no hospital em estágio avançado de trabalho de parto prematuro, com 29 semanas de gestação, sendo acolhida pela equipe de emergência. O bebê nasceu de parto normal, mas com 1.260 gramas e enfrentando graves dificuldades respiratórias devido à precocidade do parto, vindo a óbito 5 horas depois.  

“A Secretaria de Saúde, por meio do Hospital, seu corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do RN, contando, inclusive, com o apoio de ambulância avançada do Samu-l192,  Metropolitano e do GRAER - Grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia - para garantir a remoção em tempo ágil e oportuno para maternidade de alto risco, tudo acompanhado e cientificado à genitora. Mas, apesar disso e de 5 horas de investimento em estabilização e ressuscitação, o recém-nascido veio a óbito, às 15h40”, disse a nota. 

Conforme a nota, o serviço funeral foi acionado, informando que o corpo seria liberado no primeiro horário do dia seguinte.  “No entanto, houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo. Porém, em uma rápida apuração, montou-se uma força-tarefa e o corpo do RN foi recuperado”, informou a prefeitura. 

Por fim, a prefeitura destacou que os profissionais envolvidos foram afastados. 

“Em virtude disso, esclarecemos que providências legais estão sendo tomadas, incluindo o afastamento temporário do quadro de profissionais envolvidos e a instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades. Reiteramos, portanto, nosso compromisso

com a transparência e seguimos empenhados em prestar todo apoio necessário à família neste momento tão difícil.

Atenciosamente, Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro”, disse a nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES