Bombeiro dá voz de prisão à médica e diz que ela se recusou atender mulher

Vítima tinha 57 anos e tinha suspeita de infarto, afirmam militares do DF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a denúncia de omissão de socorro feita contra uma médica do Hospital Regional de Ceilândia que teria se recusado a atender uma mulher com suspeita de infarto, transportada pelo Corpo de Bombeiros no final da tarde deste sábado (26), alegando que havia poucos profissionais na unidade de saúde. A paciente tinha 57 anos e morreu no local. A Secretaria de Saúde disse que vai apurar os fatos paralelamente. A profissional já responde a um processo na corregedoria da pasta por, em abril deste ano, ter gritado com pessoas em um corredor dizendo que estava sozinha e não atenderia mais ninguém que chegasse à emergência.

Responsável por buscar a paciente em casa, o sargento Alan Lins afirma que a mulher entrou em parada cardiorrespiratória ainda dentro da viatura. Os procedimentos de reanimação ? massagem cardíaca e ventilação ? começaram durante o trajeto. O homem diz que solicitou à central para comunicar que transportariam uma vítima em estado grave até o hospital de Ceilândia, mas que recebeu resposta de que ninguém atendia na unidade de saúde.

Ainda segundo Lins, uma equipe do Samu ajudou os bombeiros a transportar a paciente até a sala vermelha e a continuar os socorros. ?Aí a médica chegou e me questionou porque levei a mulher para lá, se eu não sabia das restrições do hospital. Falei que não sabia, que não tínhamos conseguido o contato, mas que paciente grave nós sempre levamos para a unidade mais próxima, independentemente da situação do hospital. Ela disse que não tinha mais médicos.?

O sargento e a médica teriam começado a bater boca a respeito da comunicação ou não de uma orientação que proibisse o transporte dos pacientes até o local. Lins diz que a mulher ainda teria procurado a chefia da emergência para confirmar se os bombeiros tinham consciência da situação do hospital. De acordo com a escala de servidores da secretaria, pelo menos mais uma profissional deveria estar prestando atendimento no local no mesmo horário. Não há informações se ela estava ou não lá. A pasta disse que vai encaminhar o caso para o Conselho Regional de Medicina.

Lins afirma que foi expulso ?aos berros? pela médica da sala vermelha e que cerca de 20 minutos depois soube que a paciente morreu. O homem deu voz de prisão à profissional e a levou até a 23ª Delegacia de Polícia. Lá, todos prestaram depoimento e foram liberados após o registro da ocorrência.

?Fiquei desapontado [com a postura dela]. Estávamos ali para atender uma vida, tanto ela como médica quanto nós como bombeiros. Independentemente de ter ou não repasso restrição, ela se dispôs a discutir comigo, então poderia ter atendido a paciente. É lamentável, estamos na rua para salvar vidas. Poderíamos ter trabalhado juntos, mesmo que se ela não se salvasse, mas a gente tentaria. A vida ficou em segundo plano por causa de uma picuinha. É lamentável?, declarou o sargento.

A Polícia Civil informou que tem 30 dias para fazer a investigação. As testemunhas e familiares da paciente serão ouvidos neste período. Além disso, a corporação vai ter acesso ao laudo com as causas da morte. A médica pode responder por omissão de socorro, com o agravante de homicídio culposo.

Outro caso

Um vídeo feito por uma leitora no Hospital Regional de Ceilândia mostra a médica gritando com uma pessoa no corredor da instituição, depois de um bate-boca com a acompanhante de uma paciente. Na gravação, é possível ver que o local está cheio.

A médica aparece na porta da sala gritando: "Vão trabalhar. Vai arrumar uma trouxa de roupa para lavar. Não tem o que fazer não? Vai arrumar uma trouxa de roupa para lavar. Deixa os outros trabalhar." Já dentro do consultório, ela continua exaltada e diz: "Se me agredir, eu agrido. Eu não estou aqui para apanhar."

A leitora que fez a gravação não quis se identificar. Ela disse que a briga entre a médica e a acompanhante começou porque a servidora disse que não iria atender mais ninguém que chegasse à emergência.

"Eu resolvi filmar porque ela começou a dizer que ia bater na moça e chamar a moça para fora do hospital para elas brigarem", disse. "Eu acho um absurdo uma coisa dessas na saúde pública."

A médica, que não quis gravar entrevista, disse à TV Globo que ficou nervosa durante o plantão porque era a única servidora no hospital e que tinha recebido uma ameaça de agressão por uma paciente insatisfeita com o atendimento.

O presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, disse que lamenta o episódio e atribuiu o comportamento da médica à sobrecarga de trabalho. Segundo Fialho, há um déficit de três mil profissionais na rede pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES