Brasileiro é preso após tentar assassinar Cristina Kirchner na Argentina

O ministro da Segurança, Aníbal Fernández afirmou ao “Clarín”, que o homem foi identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel.

Brasileiro é preso após tentar atirar contra Cristina Kirchner | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um brasileiro de 35 anos foi  preso após tentar assassinar Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, na noite desta quinta-feira (1°), em Buenos Aires. 

 O atentado ocorreu no momento em que Kirchner acenava para apoiadores na frente de sua residência, no bairro da Recoleta. A arma falhou e ela não ficou ferida. 

'. Brasileiro de 35 anos é preso após tentar atirar contra Cristina Kirchner  na Argentina

O ministro da Segurança, Aníbal Fernández afirmou ao  "Clarín", que o homem foi identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel. Ele tem histórico de porte de arma e já havia sido preso em março deste ano. Na época, ele estava com uma faca  e afirmou que era para sua defesa pessoal.

"Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da (polícia) Científica para avaliar os rastros e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha", disse Fernández.

Fernando Andrés Sabag Montiel foi preso após apontar arma para a vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner 

No momento da tentativa de assassinato,Sabag Montiel levanta a mão esquerda, que está com a arma, e tenta atirar contra a cabeça da vice-presidente. 

No vídeo, é possível ver que o brasileiro chega a engatilhar a pistola calibre 380, que falha. A Polícia Federal argentina, que estava cuidando da segurança de Kirchner, o deteve rapidamente.

Policiais em frente à casa da vice-presidente Cristina Kirchner após atentado Foto:  Reuters /Agustín Marcarian  

Ele foi levado para a Polícia Federal em Villa Lugano e colocado à disposição da juíza federal María Eugenia Capuchetti.

O jornalista Ariel Palácios, da GloboNews, informou que brasileiro circulava no meio do grupo de militantes kirchneristas que desde a semana passada ficavam na porta do prédio onde reside a vice-presidente. Pouco antes do atentado, as pessoas ao redor perceberam a movimentação estranha.

Cristina tem uma equipe de segurança composta por 100 policiais federais que, segundo Palacios, é o maior esquema de segurança de toda a história argentina.

Registos comerciais apontam que o brasileiro está registrado como motorista de aplicativo e tem um carro em seu nome. 

Presidente faz pronunciamento

O presidente da Argentina, Alberto Fernández fez um pronunciamento após o ataque sofrido por Cristina Kirchner. 

Ele declarou que dia 2 de setembro será feriado nacional para que o povo argentino 'possa prestar solidariedade à vice-presidente. 

 "Somos obrigados a recuperar a convivência democrática que foi quebrada pelo discurso de ódio, que se espalhou de diferentes espaços políticos, judiciais e midiáticos da sociedade argentina". 

"Podemos discordar, ter profundas discordâncias, mas discursos que promovem o ódio não podem ocorrer porque geram violência e não há possibilidade de violência coexistir com a democracia", acrescentou. 

"Cristina continua viva porque por uma razão ainda não confirmada a arma, que tinha 5 balas, não foi disparada apesar de ter sido acionada", disse.

"É um fato de enorme gravidade, o mais grave desde que recuperamos a democracia", finalizou.

Repercussão

Nas redes sociais, figuras da política comentaram o atentado.

"Quando o ódio e a violência prevalecem sobre o debate, as sociedades são destruídas e situações como estas surgem: tentativa de assassinato", afirmou o ministro da Economia do país, Sergio Massa, no Twitter.

"Meu absoluto repúdio ao ataque sofrido por Cristina Kirchner, que felizmente não teve consequências para a vice-presidente. Este fato gravíssimo exige um esclarecimento imediato e profundo por parte do sistema de justiça e das forças de segurança", tuitou Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina.

O ex-presidente Lula também comentou o ocorrido. "Toda a minha solidariedade à companheira @CFKArgentina, vítima de um fascista criminoso que não sabe respeitar divergências e a diversidade. A Cristina é uma mulher que merece o respeito de qualquer democrata no mundo. Graças a Deus ela escapou ilesa", postou na rede social.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES