Brasileiro tem mais medo de perder o celular do que a carteira em roubo

85% dos entrevistados indicaram ter mais medo de furto ou roubo de seus aparelhos

Brasileiro tem mais medo de perder o celular do que a carteira em roubo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasileiros têm mais medo de ter o celular roubado do que sua carteira, especialmente devido à possibilidade de os bandidos invadirem a conta bancária e fazerem transferências por Pix, no chamado 'golpe do limpa tudo'. De acordo com uma pesquisa encomendada pela TecBan, proprietária do Banco24Horas, 85% dos entrevistados expressaram maior receio em relação ao furto ou roubo de seus dispositivos. Quando o tema é golpe financeiro, as fraudes relacionadas ao Pix lideram entre as preocupações.

As principais preocupações dos entrevistados são:

- Ter o celular furtado ou roubado e ter o dinheiro retirado da conta via Pix: 65%

- Ter os dados vazados na internet: 64%

- Ser vítima de golpe ou fraude financeira que utilize Pix para retirar o dinheiro da conta: 62%

- Ser forçado a fazer transferência via Pix: 56%

- Ter o cartão de crédito clonado após uma compra online: 61%

- Ter os dados do cartão de crédito/débito utilizados para fazer compras sem autorização: 61%

pagar um boleto falso (golpe): 51%

- Ter o cartão de crédito clonado após uma compra física em um estabelecimento comercial: 60%

A pesquisa "Relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos" foi realizada de 25 de setembro a 6 de outubro de 2023, de forma online e com abrangência nacional. Foram entrevistadas 1.519 pessoas, de todas as classes econômicas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Mesmo com a evolução do Pix, 21% dos brasileiros ainda depositam dinheiro em caixas eletrônicos, segundo a pesquisa. Dentre os que colocam dinheiro nos caixas, 34% fazem isso porque recebem em espécie e o depositam para pagar contas. Outros 22% depositam o salário para que ele renda na conta bancaria e 19% fazem depósitos para pagar outras pessoas.

Conforme indicado pela pesquisa, cerca de 20% dos brasileiros conectados à internet e que possuem alguma fonte de renda optam por receber seu pagamento em dinheiro. Essa modalidade de remuneração ocupa a terceira posição entre as opções listadas e é mais prevalente nas classes econômicas mais baixas (C, D e E). Aproximadamente 29% dos entrevistados afirmam utilizar dinheiro físico como uma das principais formas de pagamento em seu cotidiano. Notavelmente, o dinheiro está empatado com o cartão de crédito tanto como a forma de pagamento principal quanto na modalidade preferida. 

Nas classes C, D e E esse número sobe para 32%. No Nordeste, o índice chega aos 40%. Segundo o estudo, os principais motivos de preferência para uso do dinheiro são (pergunta de resposta única):

- Lugares que só aceitam dinheiro: 22%

- Já estou acostumado a pagar em espécie: 15%

- Ao usar dinheiro consigo controlar melhor meus gastos: 10%

- Pagando em dinheiro é possível ter descontos: 13%

- É mais prático: 9%

- Recebo meu salário em dinheiro: 6% (nas classes C, D e E, esse índice sobe para 8%)

- Me sinto mais seguro ao sair apenas com o dinheiro que vou utilizar naquele momento: 6%

- Não preciso pagar taxas: 6%

- Tenho medo de ter o cartão clonado e ficar sem dinheiro: 4%

- Tenho medo de ser roubado, perder o cartão: 4%

- Não tenho cartão: 3%

BRASILEIROS COM CONTA EM BANCO

Conforme a pesquisa, 95% dos brasileiros conectados à internet possuem contas em bancos. Entre esses, aproximadamente 67% são clientes tanto de instituições com agências físicas quanto de bancos digitais. Notavelmente, cerca de 14% têm exclusivamente contas digitais, marcando um aumento em relação aos 9% registrados em 2022.

Apesar do crescimento da digitalização, o saque em dinheiro também apresentou um aumento significativo. No total, 54% dos brasileiros conectados à internet afirmam que essa é uma das principais operações realizadas diariamente, representando um acréscimo de 12 pontos percentuais em comparação com a pesquisa realizada em agosto de 2022.

Outras funções utilizadas com frequência são: pagar contas (69%), receber dinheiro (67%), consultar saldo e extrato (60%), comprar no cartão de crédito (50%), recarregar o saldo do celular (41%) e fazer depósitos (42%). A pesquisa demonstrou ainda que 69% já deixaram de fazer alguma transação financeira por instabilidade da conexão com a internet e, 60%, por problemas de conexão com o banco.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES