Caminhão bomba explode no Iraque e mata pelo menos 50

Atentado aconteceu em mesquisa perto de Kirkuk, hora depois de premiê pedir resistência a ataques

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um caminhão bomba detonado por um suicida deixou neste sábado, 20, pelo menos 50 mortos e 176 feridos em uma mesquita xiita nas proximidades de Kirkuk, no norte do Iraque. A explosão ocorreu horas depois que o primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, pediu aos iraquianos para não perderem a fé se a retirada de tropas dos Estados Unidos do país criar oportunidades de ataques de insurgentes.

Horas após o discurso do premiê, um suicida explodiu um caminhão carregado com explosivos quando fiéis deixavam uma mesquita xiita nas proximidades de Kirkuk, no norte do Iraque. A cidade é disputada por árabes, turcomenos e curdos e está sobre grandes reservas de petróleo.

Entre os mortos estão mulheres e crianças. O ataque deixou vários civis feridos uma vez que uma série de casas ao redor da explosão desabou com a detonação. Muitas pessoas podem estar presas sob os escombros e o número de mortos deve subir, afirmaram autoridades.

Apesar dos níveis de violência terem caído no Iraque desde o ano passado, insurgentes de grupos islâmicos sunitas como a al Qaeda ainda lançam ataques mortais contra forças norte-americanas, polícia e civis, buscando reativar confrontos sectários sangrentos e minar o governo de maioria xiita de Maliki.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES