Caso Henry: saiba detalhes do livro que Monique escreve sobre Jairinho

Monique falou sobre os dias no cárcere, atacou Jairinho e ainda garantiu que irá provar sua inocência na Justiça.

Monique | Hermes de Paula - Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre 7h30, quando acorda, e 22h, quando vai deitar, Monique Medeiros da Costa e Silva mantém hábitos de leitura — foram 23 obras, além da Bíblia, em 85 dias — e também de escrita. Formada em Letras-Português/Literatura, a professora lecionou durante 11 anos em uma escola pública na Zona Oeste do Rio e, na cela de oito metros quadrados do Instituto Penal Ismael Silveiro, em Niterói, onde está presa preventivamente pela morte do filho, Henry Borel de Almeida, ela trabalha em sua estratégia de defesa, enviado mensagens a mãe, ao pai e ao irmão e ainda está elaborando um livro sobre seu relacionamento com o médico e ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, a quem acusa do crime.

— Minha ideia é publicar um livro justamente contando minha história, o que vivi durante todo o relacionamento abusivo e tóxico, com agressões físicas e psicológicas. Quero que esse trabalho ajude mulheres que vivem nessa situação e evite que outras tantas passem por isso. Minha meta, ao sair da cadeia, é dar palestras e focar nesse tema — explicou Monique, durante entrevista exclusiva ao EXTRA, na manhã desta segunda-feira.

Leia também:

Dr. Jairinho é indiciado por tortura

Mãe de Henry diz que defesa montou farsa para proteger Jairinho

Monique muda versão sobre morte de Henry e diz que era agredida

Polícia investiga vazamento de foto de ex-namorada de Jairinho

Caso Henry: novo laudo aponta lesões no rosto causadas por unha

Monique falou sobre os dias no cárcere, atacou Jairinho e ainda garantiu que irá provar sua inocência na Justiça. O casal é réu pelos crimes de tortura e homicídio triplamente qualificado contra Henry, fraude processual e coação no curso do processo:

— Tenho certeza que cumpri com todas as minhas obrigações como mãe, cuidando e zelando do meu filho da melhor forma que pude. Sinto falta de suas gargalhadas, de nossas brincadeiras com Lego, de vê-lo acordar. Hoje, quando olho para trás, meu único arrependimento é ter deixado entrar na minha casa uma pessoa que eu não pude prever que faria algum mal a ele.

Monique relata detalhes do livro que está escrevendo. (Foto: Hermes de Paula - Agência O Globo)

Na resposta à acusação do Ministério Público apresentada por Jairinho, o advogado Braz Sant’Anna disse que as cartas escritas pela professora, em que ela narrava o relacionamento abusivo, eram manuscritos “permeadas de falsas lamúrias e de arrependimentos, todas amplamente divulgadas pela mídia, permitiram antever que a inverossímil versão por ela própria engendrada, no limiar das investigações, não seria mais a mesma”.

Leia também:

Mãe do menino Henry é isolada com Covid em hospital penitenciário

Crianças: como identificar sinais de violência

Caso Henry: 4 reviravoltas que mudaram as investigações

“O fato é que nem mesmo Leniel Borel, seu companheiro de vários anos e pai da vítima, se convenceu da sinceridade de seus sentimentos e da novel versão defensiva, tendo se insurgido publicamente sobre as suas manifestações. A rigor, nem era preciso o convívio de tantos anos para conhecer a verdadeira face de Monique, mulher jovem, bonita, aspirante do sucesso, da ascensão social, capaz de tudo para alcançar o seu objetivo”, diz a defesa de Jairinho. 

“A selfie em que ela apareceu sorridente e de pernas para cima, na antessala do gabinete da autoridade policial, onde prestaria depoimento, dias antes do decreto de sua prisão temporária, foi suficiente o bastante para revelar a frieza e a indiferença com a morte de seu filho”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES