Cemitério vira boca de fumo na zona Norte de Teresina

Traficantes de drogas utilizam o cemitério do Bairro Buenos Aires

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Traficantes de drogas utilizam o cemitério do Bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina, como boca de fumo. Usuários de drogas de diversos pontos da cidade são atraídos para o local, onde o consumo de substâncias entorpecentes é elevado. A presença dos "maconheiros" e de usuários de outros produtos inibe moradores do bairro, que por vezes deixam de visitar os túmulos de parentes, temendo agressões de vândalos que frequentam o cemitério, um dos maiores de Teresina. Alheia a essa problemática, a polícia não faz ronda no local, o que facilita a ação de traficantes e usuários de drogas.

"Os viciados da região entram por uma parte do muro quebrado e ficam aí dentro usando todo tipo de droga. Eles não escolhem horário. É de manhã, à tarde e à noite", denuncia uma moradora, pedindo para não ser identificada, por temer agressão dos traficantes.

Ela acredita que os assaltos que acontecem na comunidade são realizados por esse grupo que utiliza o cemitério como ponto principal de venda e uso de drogas. "Todos são conhecidos aqui na região e as pessoas evitam visitar seus mortos com medo desse pessoal. Todo mundo sabe que a droga é a porta de entrada para outras atividades proibidas", alerta.

Os moradores das proximidades do cemitério do Buenos Aires reclamam, ainda, do abandono do local. Por toda a área interna, o mato já chega à altura de uma pessoa e está muito difícil para as pessoas encontrarem o túmulo de familiares e amigos. No cemitério, apesar do tamanho do mato, a proximidade de algumas sepulturas está capinada. "É a família que paga alguém para fazer a limpeza. "A SDU só manda limpar na proximidade do Dia de Finados que é quando o cemitério recebe muitas visitas. Nesse período de chuva não tem jeito, o mato cresce mesmo", diz a também moradora do Buenos Aires Maria do Socorro Feitosa.

Ela acredita que se aumentassem o muro e o serviço de capina fosse mais pontual, os viciados em droga terminariam por abandonar o cemitério.

Cemitérios vão passar por limpeza

A Prefeitura de Teresina informa que todos os cemitérios vão ser capinados e varridos para o Dia das Mães. Os serviços já começaram pelo cemitério do Renascença, zona Sudeste, mas todos os outros vão passar pelo processo de limpeza para receber o grande número de visitantes do Dia das Mães. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU) foi a primeira a promover serviços de capina, varrição, recolhimento de lixo, além de pequenos reparos.

O gerente de Serviços Urbanos da SDU Sudeste, Alexandre Silveira, destaca que 40 homens executam o trabalho. "Depois do Dia de Finados, o Dia das Mães é a data em que os cemitérios recebem mais visitantes. O cemitério recebe ações de limpeza e manutenção durante todo o ano; porém, quando se aproximam as datas de maior visitação, intensificamos os trabalhos", comenta Silveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES