Chefe de facção condenado a mais de 70 anos por homicídio deixa a prisão

Jura também foi apontado como o responsável por intermediar a morte do ex-presidente do Cremers, Marco Antônio Becker, em dezembro de 2008.

Chefe de facção condenado a mais de 70 anos deixa a prisão no RS | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Condenado a mais de 70 anos de prisão por tráfico e homicídio, Juraci Oliveira da Silva, popularmente conhecido como Jura, vai deixar a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) para passar a cumprir a pena fora da prisão a partir desta quinta-feira (7).

A Justiça entendeu que devido à falta de vagas no sistema prisional, não será possível Jura permanecer na penitenciária. Juraci foi beneficiado pelo uso de tornozeleira eletrônica em decisão desta terça (5). Em 2010, o chefe de organização criminosa foi preso no Paraguai e, atualmente, cumpre a pena em regime semiaberto.

A juíza Priscila Gomes Palmeiro sustenta que a medida acompanha o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que prevê que "na inexistência de casas prisionais compatíveis com o regime de execução da pena, especialmente dos regimes semiaberto e aberto, é cabível o cumprimento em regime menos gravoso".

"Se não há vagas suficientes no regime semiaberto para o cumprimento da pena, o Judiciário não pode permanecer inerte. Além de cobrar do Executivo o cumprimento da lei, o magistrado deve ajustar a execução da pena ao espaço e vagas disponíveis", diz trecho da decisão judicial.

A Justiça entendeu que devido à falta de vagas no sistema prisional | FOTO: Reprodução/Justiça Federal

Conforme a decisão, Juraci Oliveira da Silva não pode se afastar da casa onde reside no período compreendido entre 20h e 6h, e sempre deve informar antecipadamente à Susepe dos dias de saídas temporárias.

O Ministério Público (MP-RS) informou que recorreu da decisão que autorizou Jura a cumprir pena através de monitoramento eletrônico. O MPRS destaca que "o apenado tem histórico de delitos cometidos no curso do cumprimento da pena, que esteve envolvido com facção criminosa, inclusive transferido para o Sistema Penitenciário Federal em 2020".

PRISÃO

Jura foi preso no Paraguai em 2010 por tráfico e homicídio. Ele progrediu de regime após o juiz Paulo Augusto Oliveira Irion reconhecer que o preso obteve "requisito para progressão de regime em 31 de maio de 2016" e teve "conduta plenamente satisfatória", não registrando "comportamento contrário às normas de segurança e disciplina".

Jura também foi apontado como o responsável por intermediar a morte do ex-presidente do Cremers, Marco Antônio Becker, em dezembro de 2008, mas foi absolvido com os outros réus pelo crime em 2023.1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES