Cirurgião morre após tentar atravessar a nado Rio da Prata; 220 km de extensão

O Rio da Prata, que desemboca no Oceano Atlântico, tem uma largura máxima de cerca de 220 km.

O Rio da Prata, que desemboca no Oceano Atlântico, tem uma largura máxima de cerca de 220 km. | FOTO: Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta quinta-feira (1º de fevereiro), o médico-cirurgião uruguaio Gonzalo Leal, de 55 anos, morreu após ter uma parada cardíaca enquanto tentava atravessar a nado o Rio da Prata. Segundo autoridades locais, faltava apenas “um quilômetro para completar sua jornada” e tocar a costa argentina, quando ocorreu a fatalidade.

“Sempre há uma embarcação que acompanha esse tipo de atividade. Ele foi colocado na embarcação, e foi impossível reanimá-lo devido à parada cardíaca que ele sofreu”, disse o porta-voz da Marinha uruguaia, capitão-de-mar-e-guerra Alejandro Pérez a jornalistas, esclarecendo que o caso está sob jurisdição da Argentina.

Nadador experiente, Gonzalo Leal partiu por volta das 04h30 de quinta-feira da cidade uruguaia de Colonia del Sacramento com o objetivo de nadar os 40 quilômetros até a localidade argentina de Punta Lara, na província de Buenos Aires. 

Ele buscava atravessar "o rio mais largo do mundo", indicou a Open Waters Argentina (OWA), o circuito para amantes da natação em águas abertas que organizou o evento. O Rio da Prata, que desemboca no Oceano Atlântico, tem uma largura máxima de cerca de 220 km.

O Rio da Prata tem uma largura máxima de cerca de 220 km | FOTO: Redes Sociais

"Esse uruguaio de 55 anos, treinado pelo espanhol Sergi García, representa o Club Remeros de Salto. Durante todo o ano passado, ele dividiu seu tempo entre a sala de cirurgia (como cirurgião vascular) e a piscina, se preparando para esse desafio",  disse a OWA. 

Pai de quatro filhos e candidato a prefeito de Salto pelo Movimento Naranja do Partido Colorado (centro-direita) em 2020, o médico havia anunciado em sua conta no Instagram alguns dias atrás que começaria a travessia entre 1 e 10 de fevereiro, quando fosse autorizado pelas autoridades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES