Cláudio Castro diz que RJ virou refúgio de criminosos de outros estados

Foi anunciado ainda que o ministro Flávio Dino vai lançar “um programa nacional de enfrentamento às organizações criminosas”.

Cláudio Castro diz que RJ virou refúgio de criminosos de outros estados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o estado virou “refúgio para criminosos” de outras regiões brasileiras. A declaração foi feita nesta sexta-feira (29) após uma reunião com representantes do Governo Federal para definir ações de segurança no RJ.

“Nós temos total consciência de que, por uma má interpretação da questão da ADPF - Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 635 (ou ADPF das Favelas), o Rio de Janeiro acabou virando um local de refúgio de criminosos de outros estados”, destacou.

Ainda durante a coletiva, o governador anunciou uma “grande ação” contra o tráfico do Complexo da Maré. Segundo ele, um “comitê permanente” será criado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) com todos os setores de inteligência das polícias federal e estaduais.

Governador do Rio de Janeiro | FOTO: Divulgação

“Estamos preparando uma grande ação, e eu já reitero que nós não falaremos em datas, porque tiraria completamente o efeito surpresa [...] O que vai pautar as nossas ações é inteligência, investigação e tecnologia. Serão as nossas estrelas dessa nova fase de operações. É o nosso grande pontapé para que a gente possa melhorar de vez a questão da segurança pública”, declarou o líder estadual.

Cláudio Castro ainda trouxe à tona um discurso que se depara em que parte da população tende a “colocar traficante como bonzinho, como vítima da sociedade”. Por fim, ele parabenizou a Polícia Civil pelas investigações do “Centro de Treinamento Tático” do tráfico na Maré.

“Essas imagens são um avanço para que a sociedade entenda, de uma vez por todas, o tamanho do desafio dos agentes da segurança pública, que acordam todo dia cedo e enfrentam criminosos fortemente armados. Essas imagens têm um tom de libertação, porque infelizmente uma parte da sociedade coloca traficante como bonzinho, como ‘vítima da sociedade [...] São criminosos de altíssima periculosidade que não têm a menor pena de usar criança como escudo, nem de tirar equipamento público da comunidade para fins de treinamento quase militar”, disse.

PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO ÀS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

Na oportunidade, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, que também esteve presente, anunciou que na próxima segunda-feira (2) o ministro Flávio Dino vai lançar “um programa nacional de enfrentamento às organizações criminosas”.

Secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública | FOTO: Divulgação

“Essa é uma questão interfederativa, onde o governo federal vai atuar fortalecendo a presença nos portos, nos aeroportos, nas fronteiras. É a missão central nossa, mais em perfeita harmonia com os estados [...] Se o crime está cada vez mais organizado e estruturado no país, o poder público precisa estar também cada vez mais integrado para combatê-lo. É um desafio nacional”, explicou.

Complementando o governador Cláudio Castro, Ricardo Capelli também apontou que o apoio ao Rio será "harmônico e integrado" e disse ainda que "o poder público precisa estar mais unido".

"Treinamento de guerrilha urbana à luz do dia, criminosos andando com fuzis .50 à luz do dia, isso não é aceitável em nenhum lugar do mundo. Vamos atuar com inteligência, com proporcionalidade, respeitando a APDF (635), sem nenhuma ação pirotécnica ou espetacular. Inteligência, mínimo de efeito colateral possível, para devolver o território para aquelas 140 mil pessoas que moram ali", destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES