Com crescimento de frota, Dirceu vira alvo dos furtos

Embora a zona Norte de Teresina seja a região com maior número de roubo de carros, a zona Sudeste de Teresina, devido ao aumento do número de veículos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A zona Sudeste de Teresina é uma das que possuem o maior número de veículos. Por conta disso, o bairro Dirceu e demais da região, tornaram-se foco para ação de bandidos. É cada vez maior o número de roubo de veículos na região, que ainda não supera a zona com maior número de ocorrência - Norte-, mas já preocupa a polícia. ?Os números da região ainda estão dentro da média da capital, mas por ser uma das que mais possuem veículos, acaba sendo muito propensa a esses tipos de crimes?, explica o delegado Delegacia de Polícia Interestadual - Polinter, Guilherme Mendes.

A delegacia localizada no Bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina, registrou no ano passado 2003 roubos e furtos de veículos. Do total. foram recuperados 1128 veículos, o que corresponde a 56,3%.

De acordo com o delegado Guilherme Mendes, não há números que separem os tipos de veículos, mas reforça que a maioria dos roubos e furtos é de motocicletas. Sobre o padrão adotado pelos bandidos, ele explica que há prevalência dos assaltos. ?Grande parte dos roubos acontece mediante grave ameaça e/ou violência?, alerta o delegado.

Os roubos e furtos de veículos estão diretamente relacionados a outras práticas criminosas, como o tráfico de drogas e a formação de quadrilha. ?As apreensões de veículos geralmente são realizadas em bocas de fumo, em operações específicas ou em Blitz?, disse o delegado da Polinter, Guilherme Mendes.

Ainda de acordo com o titular, a Delegacia Interestadual tem agido intensamente para coibir esses crimes. ?Utilizamos todas as formas de investigação possíveis e com foco nos receptadores?, explicou. Ele ainda oferece recomendações para que os proprietários possam se proteger.

?O primeiro de tudo é ter muita atenção; evitar circular por lugares ermos e evitar estacionar em locais com baixa iluminação; parar e estacionar em locais com grande movimentação de pessoas; ao chegar à rua de casa checar se não há ninguém suspeito seguindo o veículo?, recomenda Mendes.

Objetos no interior do carro atraem arrombadores

Durante o ano de 2013, o 8º Batalhão de Polícia Militar da região Sudeste registrou 47 ocorrências relacionadas a furto, roubo e/ou tentativas em veículos, entre os meses de janeiro e outubro. De acordo com o delegado Ademar Canabrava, a forma mais frequente de ação dos bandidos para subtrair objetos dentro de veículos é quebrando os vidros do carro.

?Se deixar algum notebook ou outro objeto de valor à vista no carro, eles quebram o vidros e retiram tudo que é possível. E não se intimidam com o alarme, já que muitos possuem um mecanismo que controla o disparo sonoro.

Entre as técnicas sofisticadas que os bandidos estão utilizando é uma lanterna especial que permite visualizar o que há no interior do veículo mesmo quando o vidro está 100% fumê?, alertou o delegado Canabrava.

O delegado ainda reforça que as ações são mais frequentes em endereços próximos de restaurantes, churrascarias, nos horários entre 12 e 15 horas e durante a noite. ?É importante nunca deixar itens de valor dentro do carro?, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES