Comissários da British Airways são investigados no Rio de Janeiro por falso crime

Tripulantes que alegaram terem sido assaltados durante uma noite no Rio de Janeiro, mentiram em seus depoimentos, segundo a delegada.

Samantha Jo Naylor (de vestido branco) e Daniel Pickeiring (D) com um homem na Pedra do Sal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou que os tripulantes da British Airways, que alegaram terem sido assaltados durante uma noite no Rio de Janeiro, mentiram em seus depoimentos. Agora, os comissários Grant Lawrence Wheatley, Samantha Jo Naylor e Daniel Pickeiring podem enfrentar acusações de falsa comunicação de crime.

A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) suspeita que os comissários inventaram versões fictícias do incidente para evitar penalidades da empresa aérea. Até o momento, a British Airways não forneceu retorno ao contato da equipe do g1.

“O que causa espanto é como uma tripulação que tem uma função tão importante passa a noite inteira bebendo e usando drogas, sabendo que no dia seguinte eles teriam a responsabilidade de cuidar de dezenas de pessoas que viajariam por horas”, afirmou Patrícia Alemany, titular da Deat em reportagem do g1.

A investigação aponta que os três perderam seus telefones funcionais da companhia aérea durante a noitada que começou na Pedra do Sal, na Zona Portuária, e terminou com eles separados.

O voo AD-8700, operado pelo Airbus A350-900, partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos às 17h55 com destino ao Aeroporto Internacional Orly, em Paris. Contudo, às 19h16, a aeronave, voando a 33 mil pés de altitude, iniciou uma descida para 26 mil pés e realizou uma curva de 180º.

Patrícia Alemany, titular da Deat, expressou surpresa com a conduta dos comissários, observando que uma tripulação com responsabilidades cruciais optou por passar a noite inteira consumindo álcool e drogas, mesmo sabendo que teriam a responsabilidade de cuidar de dezenas de passageiros no dia seguinte.

O episódio ocorreu na madrugada de 5 de setembro, resultando no adiamento do voo BA-248 entre os aeroportos do Galeão e Heathrow, em Londres, por um dia.

Os depoimentos prestados pelos comissários à época divergiam em relação ao que de fato aconteceu. Samantha e Daniel, por exemplo, afirmaram terem sido roubados em Vaz Lobo, enquanto Grant declarou não se lembrar de nada após consumir uma bebida na Pedra do Sal.

A investigação descobriu que os comissários não relataram a verdade e criaram histórias para justificar, possivelmente, um comportamento inadequado fora das normas da empresa. Os registros mostram que um celular da dupla foi de fato roubado em Vaz Lobo.

Imagens de câmeras de segurança corroboram parte da versão dos comissários. Samantha e Daniel aparecem sem Grant em uma câmera próxima à Pedra do Sal e, posteriormente, permanecem em um posto em Vaz Lobo por cerca de 40 minutos, onde um de seus celulares foi roubado.

Grant, por sua vez, se separou dos colegas na Pedra do Sal e foi para um acesso do Complexo do Alemão, consumindo drogas e bebendo a ponto de ficar desacordado em Bonsucesso. Operários de uma obra o encontraram, prestaram socorro e a polícia acredita que Grant tenha mostrado um pino de cocaína enquanto aguardava a ambulância. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Del Castilho, onde afirmou não conhecer o bairro e que passou a noite consumindo drogas com duas mulheres.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES