Condenado o empresário que já foi o mais rico da China

O empresário comprou e vendeu moedas estrangeiras através de Hong Kong, o que é ilegal

Avalie a matéria:
Huang Guangyu. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Huang Guangyu, fundador da rede de lojas de eletrodomésticos Gome e que já foi o homem mais rico da China, foi condenado a 14 anos de prisão por um tribunal de Pequim.

Huang foi condenado por subornos e práticas de negócios ilegais, segundo a agência oficial Xinhua (Nova China). O réu, 41 anos, detido em novembro de 2008, foi indiciado em janeiro de 2009 por práticas de negócios ilegais.

De acordo com a promotoria, o empresário comprou e vendeu moedas estrangeiras através de Hong Kong, o que é ilegal. Também teve envolvimento nas manipulações na Bolsa de uma empresa cotada em Shenzhen e que ofereceu 4,56 milhões de yuanes em subornos (mais de US$ 600 mil dólares) a autoridades, destaca o jornal China Daily.

Os subornos tinham como objetivo obter vantagens para a Gome Electrical Appliances Holdings e sua empresa imobiliária, a Beijing Pengrun Real Estate Development Company.

No ano em que foi preso, Huang Guangyu, de origem humilde, era o primeiro colocado na lista de homens mais ricos da China, na classificação da revista Hurun, e o segundo na lista da revista americana Forbes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES