Conselho Tutelar de Picos recebe 20 denúncias de violência contra crianças por semana

Dentre as ocorrências mais comuns estão agressões físicas e psicológicas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os casos de violência contra crianças e adolescentes têm aumentado consideravelmente nos últimos meses na cidade de Picos. Esta realidade é constatada pelo Conselho Tutelar do município que durante o trabalho semanal chega a receber 20 denúncias.

Dentre as ocorrências mais comuns estão agressões físicas e psicológicas. Um caso recente envolve quatro crianças e um adolescente que residem no bairro Cidade de Deus. Segundo denúncia prestada ao Disque 100, as crianças e o adolescente são agredidos psicologicamente e desassistidos pela mãe identificada por Maria da Conceição.

Os fatos já persistem por sete anos, diariamente na casa da suspeita que ainda de acordo com a denúncia ingere bebidas alcoólicas, e que não cuida da alimentação das vítimas. As agressões proferidas pela mãe são termos depreciativos e também humilhações. Por conta desta situação, as crianças vivem nas ruas por longos períodos. Esta já é a segunda denúncia relacionada ao caso.Histórias como estas são constantes. O conselheiro, Josimar Lima, o Dunga, destaca que os primeiros procedimentos tomados a partir da chegada de uma denúncia é a visita in loco para confirmar se os dados são verídicos.

“O primeiro lugar que eu costumo ir é na escola, onde converso com os professores e diretores porque são as pessoas que convivem diariamente com as crianças. Se houver agressão, é lógico que o menino vai chegar no colégio com hematomas”, ressaltou Dunga.

Após as visitas são construídos relatórios, e estes encaminhados ao Ministério Público e aos Direitos Humanos, em Brasília.

DADOS

De acordo com dados apresentados pelo próprio órgão, em 2014 o número de ocorrências de violência contra crianças e adolescentes totalizaram 50 ocorrências. Porém as denúncias que chegam até a sede do Conselho são superiores. Dunga ressalta que a grande maioria das denúncias recebidas não se confirma.

ACOMPANHAMENTO FAMILIAR

A presidente do Conselho Tutelar de Picos, Francilda Araújo, explicou ainda que há casos onde os pais das crianças necessitam de acompanhamento psicológico, realizado através do CREAS e CRAS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES