Corregedoria afasta servidores da inteligência do presídio de Mossoró

Corregedora-geral diz que a medida de afastamento será mantida até a conclusão dos procedimentos de investigação interna.

Imagem ruim da câmara de segurança pode ter prejudicado o monitoramento no presídio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinculada ao Ministério da Justiça, a Corregedoria da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) decidiu afastar, nesta terça-feira, 20, três funcionários do presídio federal de Mossoró (RN). A decisão foi tomada em meio à investigação sobre uma fuga inédita no sistema prisional sob administração do governo federal. Os servidores, responsáveis pelos setores de inteligência, segurança e administração da unidade de segurança máxima, foram deslocados de seus cargos enquanto uma sindicância é conduzida pelo órgão.

"A medida de afastamento será mantida até a conclusão dos procedimentos de investigação interna", afirmou Marlene Inês da Rosa, corregedora-geral da Senappen, conforme comunicado oficial. De acordo com a portaria, os servidores continuarão exercendo suas funções como agentes penitenciários, mas não ocuparão mais cargos de chefia nos respectivos setores.

Além da investigação interna conduzida pela corregedoria, a Polícia Federal também está realizando um inquérito para determinar se houve colaboração de algum funcionário na fuga dos detentos Diebson Nascimento e Rogério Mendonça, ocorrida na última quarta-feira.

O diretor do presídio já havia sido afastado na semana anterior por decisão do ministro da Justiça, Ricardo LewandowskiNa mesma ocasião, Carlos Luis Vieira Pires foi nomeado como interventor para assumir provisoriamente o comando da penitenciária.

As investigações apontam para uma série de falhas nos procedimentos de segurança do presídio. As celas de onde os presos fugiram não foram devidamente vistoriadas, algumas câmeras estavam inoperantes e refletores estavam desligados no momento da fuga.

Os agentes penitenciários só perceberam a evasão quase duas horas depois, quando os fugitivos já estavam fora do presídio. Apenas uma câmera registrou o momento da fuga, porém a imagem era de baixa qualidade e não acionou nenhum alerta. A ausência dos detentos foi notada durante a conferência do café da manhã dos presos.

As buscas pelos fugitivos entraram no sétimo dia, com cerca de 500 homens das forças de segurança vasculhando a região do presídio de Mossoró. Um comboio com cem agentes da Força Nacional foi enviado de Brasília para auxiliar as Polícias Militares do Rio Grande do Norte, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal que já estão em operação na área.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES