'Covardia tremenda', diz professor atingido em confronto com a PM

Os professores, que estão em greve, protestaram durante três dias contra o projeto de lei que altera a forma de custeio do o regime próprio da Previdência Social dos servidores paranaenses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (30) o professor Márcio Henrique dos Santos, de 34 anos, que levou um tiro no olho durante o conflito entre docentes e policiais militares no Centro Cívico de Curitiba na quarta-feira (29), disse que no momento que foi atingido fazia imagem do embate. “Eu não estava atirando pedra, pedaço de pau, nada”.

“Eu acho que isso é uma covardia tremenda. Porque se é uma tropa para difusão, para poder manter a ordem, e, principalmente, tratando-se de professores, eu penso que não havia necessidade de mirar na cabeça”, desabafou o professor.

Durante quase duas horas, perdurou um clima de tensão no Centro Cívico. Os professores, que estão em greve, protestaram durante três dias contra o projeto de lei que altera a forma de custeio do o regime próprio da Previdência Social dos servidores paranaenses – ParanaPrevidência. Terça e quarta-feira houve embate.

O Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) fez uso de bombas de efeito moral, spray de pimenta, balas de borracha e gás lacrimogênio para evitar a aproximação dos manifestantes que queriam assistir à sessão plenária.

Nesta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 160 atendimentos devido ao conflito, sendo que 63 pessoas foram levadas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para hospitais por terem ferimentos mais graves.

Márcio criticou a ação da polícia com o intuito de inibir as manifestações. Ele acredita que a manifestação é um direito constitucional que deve ser respeitado e, acima de tudo, exercido.

“Se você tem no papel o direito de se manifestar e de lutar por seus direitos, dentro da Constituição, é o mínimo que podemos exercer. Não vai ser um tiro desse que vai me tirar essa concepção que tenho de democracia”.

Uns óculos de proteção, normalmente usados para o trabalho na construção civil, impediu que o ferimento no olho do professor fosse mais grave.“A minha sorte é que eu estava utilizando os óculos e, com a pancada do tirou, os óculos bateram no meu nariz e cortou, sendo o suficiente para todo aquele sangue”, contou Márcio Henrique que é professor de Geografia em Londrina, no norte do Paraná.

Márcio contou que comprou o equipamento para fazer pequenos serviços em casa, porém, decidiu leva-lo para o protesto para se proteger do spray de pimenta.A dor, naquele momento foi enorme, conforme descreveu o professor. Agora, já medicado, ele se sente melhor. “Estou conseguindo enxergar, mas com muita dificuldade por causa do inchaço do olho”.

O professor faz questão de destacar que os professores não estavam lá apenas por causa própria. Ele diz que a luta era por todo o funcionalismo público, que será atingido pela mudança aprovada pelos deputados estaduais.O sentimento de indignação é compartilhado por demais professores que também vivenciaram o conflito no Centro Cívico.

O professo Rogério Zantti, de 46 anos, atua na rede estadual de ensino desde 1990. Ele criticou a ação da policia.“Não somos arruaceiros e merecemos respeito, como cidadãos e professores (...) Eles trataram os professores e trabalhadores como bandidos”, disse o professor de História.

Ele relata as cenas que presenciou com revolta, mencionando os feridos, o desespero dos professores e ainda o problema envolvendo a creche que foi invadida por gás lacrimogênio. "Como voltar ao trabalho nesse estado? Estamos ultrajados, chocados e ofendidos", desabafou.

Governo lamenta confronto

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, por meio de nota oficial, lamentou o confronto entre policiais militares.O comando da polícia informou que a Polícia Militar reagiu a ação de manifestantes que tentaram romper a área de, pulando as cercas e indo de encontro à barreira policial.Possíveis abuso ou excesso de força serão investigados.

A PM divulgou que a abertura de inquérito policial militar para apurar a conduta dos profissionais envolvidos no confronto desta tarde, com o acompanhamento do Ministério Público do Paraná.

A Polícia Civil também está conduzindo um inquérito para apurar a participação de outras pessoas que incitaram e deram início ao confronto. Também será requisitada perícia da Polícia Científica no local para verificar danos ao patrimônio.Igualmente, por meio de nota oficial, o Governo do Paraná também lamentou o ocorrido e atribuiu a responsabilidade a pessoas "estranhas ao movimento dos servidores estaduais" os atos do confrornto e as agressões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES