CPI da Pedofilia convoca padre de Franca

Magno Malta informou que supostas vítimas também serão chamadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia, afirmou nesta quarta-feira (28) que convocou o padre José Afonso Dé, de 74 anos, suspeito de abusar sexualmente de adolescentes, e suas supostas vítimas para serem ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito. O pároco foi denunciado pelo Ministério Público na terça (27) por molestar oito coroinhas e ex-seminaristas em Franca, a 400 km de São Paulo, e Carpinópolis, interior de Minas Gerais, em 2010, 2009, 2001 e 1995. Alguns dos denunciantes têm idades entre 12 e 16 anos.

?Ele [Padre Dé] vai ser ouvido. Vai ser convocado hoje [quarta]. A presença dele é obrigatória. Também convidamos todas as vítimas a participar da CPI?, afirmou o senador Magno Malta por telefone ao G1. O parlamentar disse que a data e o local dos depoimentos ainda não foram definidos. ?Existe a possibilidade que ele ocorra em Brasília ou mesmo em Franca. Vamos estudar o que será melhor.?

De acordo com o parlamentar, existe a possibilidade de se pedir uma acareação entre o padre Dé e as supostas vítimas. A CPI da Pedofilia foi criada para combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O advogado do padre, Eduardo Caleiro Palma, foi procurado no início da tarde para comentar o caso, mas não foi localizado.

A Polícia Civil havia indiciado o pároco pelos crimes de estupro de vulnerável (no caso dos menores de 14 anos) e atentado violento ao pudor mediante fraude (para as supostas vítimas acima de 14 anos).

Nos depoimentos, as vítimas relataram que o sacerdote as beijava e tocava em seus órgãos sexuais na sacristia e na sua casa. Dé nega as acusações. ?Eu sou inocente?, disse. Mesmo assim, o sacerdote foi afastado pelo bispo de Franca de suas funções na paróquia onde celebrava missas.

O juiz Vagner Carvalho Lima deverá analisar a denúncia feita pelo promotor José Lourenço Alves e informar nos próximos dias se aceita ou não a acusação contra o padre. Caso a receba, o juiz determinará a citação do acusado, que então terá que apresentar sua defesa por escrito em dez dias.

Caso seja condenado, o padre pode pegar pena de entre 6 e 20 anos, reduzida à metade por ele ter mais de 70 anos. O caso chegou à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em meados de março, após denúncia ao Conselho Tutelar do município. Há relatos de outras vítimas, ex-seminaristas que teriam sido abusados desde 1995.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES