Cresce o número de presos reincidentes, afirma J. Guerra

Para o delegado geral, James Guerra, o índice de reincidentes no Piauí chega de 90%

Delegado geral James Guerra | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É grande o número de presos que voltam às ruas para cometer os mesmos crimes no estado do Piauí. Índices apontam que esse número cresce a cada ano, acumulando trabalho para as polícias Militar e Civil na prisão, o que normalmente acontece duas vezes no ano.

No Piauí, segundo levantamento das entidades que acompanham a vida do preso, 80% reincidem no crime após conquistar a liberdade, uma estatística que, de acordo com levantamentos, atrapalham e causam uma sobrecarga às polícias que servem o estado do Piauí. Dados apontam que no Brasil, sete a cada dez presos voltam a cometer crimes quando saem da cadeia, índice negativo considerado um dos maiores do mundo, um índice considerado muito alto de reincidência criminal dos acusados.

Já para o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, ?no âmbito policial a reincidência é de mais de 90%?, pois há situações em que a própria polícia não consegue materializar a prática do crime novamente ao infrator.

O juiz titular da Primeira Vara Criminal, Carlos Hamilton enfatiza que ?juiz não administra presídios e apenas cumpre o que está posto, ou seja, juiz não faz leis?. Para ele ?o poder judiciário com suas limitações e suas dificuldades conta com uma quantidade mínima de juízes. No Piauí esse índice é de um juiz para cada 16 mil habitantes. Agora, se nós temos leis que são brandas enquanto deveriam ser rigorosas e se o poder executivo não têm instrumentos públicos ou políticas públicas para ressocializar o condenado e para devolvê-lo à sociedade, isso não compete ao poder judiciário.?

O delegado aponta como alternativa ?melhorias na estrutura em termos de aparato e uma situação legislativa que permita a todos os profissionais para se ter uma maior resolutividade.

VEJA A REPORTAGEM


Reincidência pode ser de mais de 90% no Piauí... por redemeionorte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES