De 176 benefíciados com o indulto de natal e ano novo, 10 não voltam para o presídio

O benefício contempla somente os presos do regime semiaberto.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O benefício da saída temporária de Natal e Ano Novo foi concedido pela Justiça para 176 presos do Piauí. O benefício contempla somente os presos do regime semiaberto.

A saída temporária é um benefício previsto na lei de execuções penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto podem ter autorização para a saída temporária por até sete dias durante cinco vezes ao ano.

No Piauí, a saída temporária é garantida aos presos de cinco unidades: Colônia Agrícola Penal Major Cesar, Casa de Albergado de Teresina, Penitenciárias Femininas de Teresina e Picos e a Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, de Parnaíba. Dos 176 beneficiados, 144 são da Colônia Agrícola Major Cesar.

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Secretaria da Justiça do Piauí, além do Natal e Réveillon, o benefício é concedido nas seguintes datas comemorativas: semana santa, dia das mães, dos pais e das crianças.

A autorização de saída do preso é concedida pelo juiz, que analisa os seguintes requisitos: ter bom comportamento; ter cumprido no mínimo um sexto da pena, se o condenado for réu primário; e um quarto, se for reincidente.

Retorno

Dos 176 detentos do Piauí beneficiados com a saída temporária de final de ano, 10 não retornaram às unidades prisionais no prazo estabelecido, até o dia 6 de janeiro.

Quando o preso não retorna à unidade prisional, ele é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto e, quando recapturado, volta ao regime fechado.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES