Delegacia de Idosos já possui mais de 700 denúncias no PI

Com a maior atuação da polícia e maior índice de punição dos agressores, a população tem ganhado mais confiança em denunciar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ações de combate à violência contra o idoso estão mais rígidas em Teresina nos últimos anos. Isso tem possibilitado maior confiança da população e consequentemente tem aumentado o número de denúncias na delegacia especializada. Só nestes primeiros meses de 2013 a Delegacia do Idoso já registrou mais de 700 denúncias de violência contra os idosos.

O delegado titular da delegacia, Armandino Pinto de Moura, afirma que os casos mais comuns de violência contra o idoso ainda são violência doméstica, furtos e estelionato. Nesses casos, ele informa que as pessoas que se sentiram lesadas ou violentadas devem procurar a delegacia do idoso, realizar o Boletim de Ocorrência para que se iniciam as investigações. ?Todos os casos que têm chegado até nós temos dado encaminhamento e com esse trabalho as pessoas têm confiado mais na polícia e têm denunciado mais?, afirmou.

Muitas das denúncias que chegam até a delegacia são anônimas devido ao fato de muitos desses crimes contra idosos acontecerem na própria família. Por conta disso, vizinhos ou parentes acabam denunciando, mas tendo receio de se identificar. A delegacia disponibiliza para a população vários formas de denúncia. Elas podem optar desde as denúncias na própria delegacia até aquelas por e-mail da delegacia dspi.te@pc.pi.gov.br, ou telefone, através do Disque 100 ou de telefone da própria delegacia.

O dia 15 de junho, é a data mundialmente instituída como o da conscientização da violência contra a pessoa idosa. Para marcar as atividades alusivas à este dia, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Piauí, o Centro de Referência e Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa, da Secretaria da Assistência da Assistência Social e Cidadania (Sasc), e demais parceiros programam atividades recreativas e educativas que trabalham o tema Terceira Idade no Estado.

Na tarde de ontem houve uma mobilização no cruzamento da Avenida Miguel Rosa com a Joaquim Ribeiro. Hoje a mobilização será na Avenida principal do Conjunto Parque Piauí, a partir das 17h. Já no dia 15 a mobilização acontecerá no canteiro central da Avenida Frei Serafim, próximo ao cruzamento com a Rua Coelho de Resende. A outra atividade acontecerá no dia 18. Será uma caminhada, saindo da Praça João Luís Ferreira até a concentração na Praça Rio Branco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES