Delegacia registra 25 crimes virtuais por mês em Teresina

Geralmente os crimes são contra a honra e o patrimônio.

Avalie a matéria:
Depois de meia hora esperando, a vítima não conseguiu registrar o Boletim | Reprodução Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os crimes cibernéticos são cada vez mais recorrentes em Teresina. A Delegacia dos Crimes Virtuais registra uma média de 25 casos por mês. Geralmente são crimes contra a honra e o patrimônio.

Acaba de surgir no Brasil uma nova modalidade de crimes comandada por um grupo chamado Marca Nigeriana, que tem como principais alvos mulheres solteiras e viúvas, que são vítimas de golpes através de sites de relacionamentos.

No primeiro caso da modalidade em Teresina, uma jovem afirma que iniciou um relacionamento com um homem da Inglaterra. Para a vítima, ele disse que era engenheiro e que trabalhava em uma multinacional. Ele dizia estar apaixonado por ela.

De acordo com a vítima, o homem disse que ia enviar uma caixa de presentes a ela como forma de demonstrar o seu amor. 12 dias depois e jovem recebeu um e-mail do governo indiano afirmando que a caixa estava retida e que ela precisaria pagar U$ 1,000 para a retirada. Ela chegou a depositar R$ 1.500,00.

O caso aconteceu em janeiro, mas não foi formalizado na Delegacia de Crimes Virtuais.

Conforme a Delegacia, trata-se de golpes em sites de relacionamentos amorosos que envolvem normalmente pessoas que estão em busca de um novo amor do exterior. As promessas de visita ao país e a promessas de envio de presentes estão entre os maiores pontos de sedução para as possíveis vítimas.

Uma mulher procurou a Delegacia nos últimos dias para denunciar que um hacker invadiu a sua conta bancária e efetuou o pagamento de um débito no valor de R$ 941,00. ?Eu estava fazendo um pagamento do banco e, de repente, começou uma atualização e travou tudo. Em seguida, eu tentei desligar o computador e tive dificuldades. Depois eu só liguei o computador e fiz os pagamentos. No dia seguinte quando verifiquei a conta novamente eu vi que havia um pagamento que eu não tinha feito.?

Depois de meia hora esperando ser atendida, a vítima diz que o agente não pôde fazer o Boletim. ?Ele quer que eu prove que foi feito pela internet. No extrato vem dizendo que o pagamento foi feito de forma eletrônica e ele está entendendo que pagamento eletrônico é caixa eletrônico.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES