Dependência química: droga causa 80% dos homicídios em Timon

De acordo com a Delegacia Regional de Timon, cerca de 80% dos assassinatos ocoridos relacionam-se com as drogas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As drogas não fazem apenas vítimas, mas também criminosos. Essa é a conclusão a que chegamos ao nos deparar com a informação de que 80% dos homicídios ocorridos na cidade de Timon estão relacionados com a dependência química. O dado é da delegacia regional de município.

E se i índice já é alto quando se trata de homicídio, a situação torna-se mais agravante na relação entre drogas e roubos. Segundo o delegado Antonio Valente, a porcentagem chega a 95%. ?Isso sem considerar os outros crimes, como tráfico e briga de gangues?, destaca o delegado regional. Sendo assim, tratar os dependentes químicos que se envolveram em crimes chega a ser uma medida tão ou mais importante do que puni-los.

A psicóloga Claudiany Morais explica que, ao sentir o ímpeto de consumir drogas, a primeira iniciativa do usuário é gastar o próprio salário. Depois que esse dinheiro acaba, a atitude é tirar objetos de casa e dos familiares. Somente em último caso o dependente pratica assaltos. ?O usuário consegue qualquer forma para suprir a necessidade que o corpo tem da droga?, afirma Claudiany.

Por isso, o dependente químico é visto pela sociedade como uma pessoa má, que tem desvios de caráter. Contudo, a psicóloga adverte que muitos usuários de drogas são, de fato, doentes e não bandidos. ?Claro que não podemos passar a mão na cabeça, mas esse olhar discriminatório é prejudicial até para a recuperação do dependente?, destaca Claudiany.

Até mesmo a família, quando não sabe lidar com as circunstâncias provocadas pela dependência química, termina rejeitando o usuário e entregando-o à própria sorte. Isso porque as pessoas começam a não acreditar mais que o usuário é capaz ou quer se livrar do vício.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES