Desembargador é suspeito de manter mulher sob condições de escravidão

A mulher estaria trabalhando na residência do desembargador há pelo menos 20 anos, sem possuir registro em carteira de trabalho e sem receber salário.

Desembargador de Santa Catarina, Jorge Luiz Borba | TJSC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador de Santa Catarina, Jorge Luiz Borba e sua esposa estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) após denúncias de que eles estariam mantendo uma mulher com deficiência auditiva em condição análoga à escravidão. Uma operação foi realizada na casa dele nesta terça-feira (6). 

Segundo as investigações, a mulher estaria trabalhando na residência do desembargador há pelo menos 20 anos, sem possuir registro em carteira de trabalho e sem receber salário ou quaisquer vantagens trabalhistas. Conforme o Ministério Público Federal, a mulher nunca teve instrução formal e não possui o convívio social resguardado.

A investigação do MPF apura "indícios da prática criminosa" após relatos de "trabalho forçado, jornadas exaustivas e condições degradantes", que foram detalhadas nas denúncias. Segundo o G1, a operação na casa do desembargador foi feita por meio de mandados da Polícia Federal de Florianópolis.

"A trabalhadora seria vítima de maus-tratos em decorrência das condições materiais em que vive e em virtude da negativa dos investigados em prestar-lhe assistência à saúde", informou o MPF.

O MPF fez o resgate da mulher e determinou a medida cautelar, autorizando a emissão das guias para a quitação das verbas trabalhistas devidas. A vítima, que não teve a identidade revelada, precisou do auxílio de uma intérprete de libras para prestar depoimento ao MPF.

Procurado, o desembargador Jorge Luiz Borba se manifestou apenas em nota. Segundo ele, "aquilo que se cogita, infundadamente, como sendo suspeita de trabalho análogo à escravidão,  na verdade, expressa um ato de amor. Haja vista que a pessoa, tida como vítima, foi na verdade acolhida pela minha família".

CONFIRA A NOTA

Venho manifestar surpresa e inconformismo com o ocorrido, antecipando, desde logo, que aquilo que se cogita, infundadamente, como sendo “suspeita de trabalho análogo à escravidão”, na verdade, expressa um ato de amor. Haja vista que a pessoa, tida como vítima, foi na verdade acolhida pela minha família.

Trata-se de alguém que passou a conviver conosco, como membro da família, residindo em nossa casa há mais de 30 anos, que se juntou a nós já acometida de surdez bilateral e muda, tendo recebido sempre tratamento igual ao dado aos nossos filhos.

Embora irresignado, confio serenamente na justa elucidação dos fatos, certo de que, quem faz o bem não pode ser penalizado. Colocamo-nos à disposição de todos, posto que dispomos de elementos suficientes para comprovar a dignidade dos nossos propósitos, que foram, são e serão exclusivamente humanitários, de amor ao próximo.

Desembargador Jorge Luiz de Borba



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES