Detento idoso é espancado com suporte de soro em presídio e morre em Picos

A situação aconteceu na madrugada de quinta-feira (15). O idoso faleceu na manhã do sábado (17), no hospital regional de Picos.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um detento identificado como José Roseno da Silva, de 75 anos, morreu no Hospital Justino Luz, da cidade de Picos, na manhã do último sábado (17), após ter sido espancado dentro da enfermaria Penitenciária José de Deus Barros, onde estava preso. A situação aconteceu na madrugada de quinta-feira (15).

Em entrevista ao Meionorte.com, o diretor da penitenciária, Sinval Hipólito, explicou que o idoso foi agredido por um outro detento, identificado como Francisco Ercílio da Silva, que também estava internado na enfermaria e teria tido um surto psicótico. Ele utilizou um suporte de soro para espancar José Roseno.

Detento idoso é espancado com suporte de soro em presídio e morre em Picos (Foto: Reprodução)

“Aconteceu na madrugada de quinta e os detentos se encontravam na enfermaria da penitenciária.  O senhor José Roseno já estava aqui fazendo tratamento de saúde. Na quarta, o detento Francisco Ercílio foi levado ao hospital regional, o médico prescreveu um remédio e orientou que ele ficasse na enfermaria do presídio. Na madrugada, os policiais ouviram os barulhos e quando chegaram na enfermaria, constataram o senhor José Roseno, agredido com o suporte do soro, o ferro. Colocamos ele na viatura e levamos ao Justino Luz. Enquanto isso, o detento Francisco estava transtornado, demonstrando transtorno mental e dificultou os policiais levarem ele para o hospital”, relatou o diretor. 

Sinval Hipólito destacou que foi necessário chamar o reforço da Força Tática para dominar o detento em surto e levá-lo também ao hospital, pois estava lesionado. Francisco Ercílio está preso na Penitenciária José de Deus Barros há 3 anos e 8 meses e nunca tinha se envolvido em episódios parecidos, segundo o diretor. 

Já José Roseno da Silva estava preso por aproximadamente dois meses, pelo crime de estupro contra a própria cunhada, uma mulher de 50 anos de idade, deficiente mental, na localidade Sítio São Domingo, zona rural do município de Caridade do Piauí. 

Detento idoso é espancado com suporte de soro em presídio e morre em Picos (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

“Tivemos que chamar reforço da Força Tática com escudo para dominar ele, porque ele estava com o ferro do suporte do soro e estava tentando atingir qualquer policial que tentasse dominar ele. Levamos ele ao hospital e quando retornamos ao presídio, colocamos ele em isolamento. Esse preso já está no nosso presídio há mais de 3 anos e nunca tinha acontecido, nunca pegou um isolamento. O idoso tinha problemas de saúde e faleceu nessa tragédia. Fizemos o B.O e Polícia Civil vai fazer o procedimento legal. Informamos ao MP, ao judiciário e estamos aguardando o trabalho. Temos as câmeras de segurança  que vai facilitar em qualquer dúvida e estamos à disposição”, pontua o diretor. 

Francisco Ercílio da Silva segue preso em isolamento e diz não se lembrar de nada. Já José Roseno foi sepultado no domingo (18), em Caridade do Piauí. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES