Determinado retorno do miliciano Orlando Curicica a presídio carioca

Orlando foi transferido para a unidade de segurança máxima quando surgiram suspeitas de seu envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes

Orlando | Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Walter Nunes da Silva Júnior, da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, determinou o retorno do miliciano Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica, para o Rio de Janeiro. O ex-policial militar está desde junho de 2018 no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

Orlando foi transferido para a unidade de segurança máxima quando surgiram suspeitas de seu envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, hipótese já descartada pelos investigadores. O paramilitar foi acusado de chefiar a milícia de Curicica, na Zona Oeste do Rio.

Orlando Curicica deve voltar ao presídio. (Foto: Agência O Globo)

A decisão determinando retorno de Orlando é do último dia 2, mas ainda não há previsão para que a transferência seja feita pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). De acordo com o juiz Walter Nunes, corregedor da penitenciária de Mossoró, após término do prazo de permanência do miliciano na unidade federal, não houve pedido para que houvesse renovação de sua permanência. A defesa do paramilitar então pediu seu retorno.

Ainda segundo o magistrado, tanto a Justiça do Rio quanto a subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do estado foram informados sobre o término do prazo da permanência de Orlando, sem que fosse feito pedido para sua permanência em presídio federal.

Orlando Curicica chegou a ser apontado por um antigo aliado, o policial militar Rodrigo Jorge Ferreira, o Ferreirinha, como um dos mentores do assassinato de Marielle e Anderson. No entanto, as investigações da Polícia Federal revelaram que a versão de Ferreirinha teve o objetivo apenas de atrapalhar a apuração do caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES