Em 2023, violência nas escolas registrou aumento de 50%

As regiões com o maior número de registros foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente

Estados com maior incidência foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais | Paulo Pinto/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2023 registrou aumento de cerca de 50% nas denúncias de violência nas escolas, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)No período de janeiro a setembro deste ano, o serviço Disque 100 registrou 9.530 chamados relacionados a incidentes nas instituições de ensino, em comparação com pouco mais de 6.300 ocorrências reportadas no mesmo período do ano anterior.

Estes dados foram tornados públicos nesta sexta-feira, marcando o encerramento de uma campanha digital em prol da valorização dos educadores e professores do Brasil. A campanha teve início no mês passado, estrategicamente programada para coincidir com o Dia Mundial do Professor, celebrado em 15 de outubro.

O levantamento considerou denúncias que envolveram berçários, creches e outras instituições de ensino, sendo que cada denúncia pode abranger uma ou mais violações de direitos. Segundo o MDHC, por meio dos 9.530 chamados, foram identificadas um total de 50.186 violações, o que representa um aumento de 143,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as ocorrências envolveram 20.605 violações.

As regiões com o maior número de registros foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente. Mais de 1.200 das 9.530 denúncias se referiam a casos nos quais professores foram vítimas. As violações identificadas abrangem diversas áreas, como direitos civis, políticos e sociais, discriminação, injúria racial e racismo, liberdade, integridade física e psicológica, bem como o direito à vida.

Em comunicado, o ministro Silvio Almeida enfatizou a importância do direito e da liberdade de ensino dos docentes. "Professores e professoras são pessoas valiosas para nós. A sala de aula é um espaço para a construção de cidadãs e cidadãos conscientes e responsáveis. Para isso, é necessário denunciar violações de direitos humanos contra os professores. Nenhuma forma de perseguição será tolerada."

Outro grupo vulnerável identificado nas denúncias são as crianças e adolescentes, que representaram 74% do total de casos. Em 14% das ocorrências, as vítimas são pessoas com deficiência, enquanto 5% das vítimas são mulheres que sofreram violações com base no gênero. O levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania também aponta que as principais formas de violência no ambiente educacional são de ordem emocional, envolvendo constrangimento, tortura psicológica, ameaças, bullying e injúria.

O Disque 100 é um canal de denúncias sob responsabilidade da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do ministério e tem a função de receber e analisar relatos sobre denúncias de violações de direitos. O serviço é gratuito e pode ser acionado por meio de ligação gratuita, além de estar disponível nos aplicativos WhatsApp e Telegram, bem como no site da ouvidoria e no aplicativo Direitos Humanos Brasil. Importante ressaltar que o denunciante não precisa se identificar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES