Em depoimento, Silvinei passa mal e nega crime em blitze realizadas no 2º turno

Ex-diretor-geral da PRF disse, em depoimento, que as blitze eram para coibir a compra de votos

Silvinei Vasques prestou depoimento em Brasília | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em depoimento na sede Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira, 10, em Brasília, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques afirmou que a finalidade das blitze realizadas durante o dia do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 era coibir a compra de votos. Durante seu depoimento, ele chegou a negar que a intenção não foi impedir os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a comparecer aos locais de votação.

Essa foi a mesma versão apresentada durante depoimento à CPMI dos Atos Golpistas, no Congresso Nacional, quando declarou que as blitze não tinham cunho eleitoral. À Comissão, ele depôs antes da efetivação da prisão.

Conduzido em uma viatura da própria Polícia Federal, Silvinei Vasques chegou ao edifício-sede da corporação, na região central de Brasília, perto das 14h. Suspeito de ter mobilizado a estrutura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para impedir que os eleitores do atual presidente pudessem chegar aos locais de votação, ele foi preso na quarta-feira, 9, durante operação da PF.

No dia do segundo turno da eleição, as blitze foram concentradas nas regiões Norte e Nordeste, que eram os locais onde, segundo pesquisas, o atual presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva tinha mais votos. Um dia antes da eleição, 29 de outubro de 2022, Silvinei, então diretor-geral da PRF, tinha declarado voto em Bolsonaro.

Durante o seu depoimento nesta quinta, Silvinei passou mal, apresentou uma queda de pressão e foi atendido. Depois de se recuperar, voltou a prestar informações aos investigadores. Depois do depoimento, a defesa de Silvinei afirmou não ter havido contradição no depoimento do ex-diretor da PRF.

"O responsável por essa operação envolvendo eleição foi o Ministério da Justiça. PRF é subordinada, então tem que obedecer, né. Mas não houve nenhum pedido no sentido de cometer alguma infração ou perseguir um viés político ou outro, nada disso", afirmou.

O subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Rocha Furtado, em virtude da prisão preventiva de Silvinei, pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira, 11, que seja avaliada a legalidade da concessão de aposentadoria ao ex-diretor-geral da PRF, alegando que há “indícios de irregularidades na referida concessão” do benefício, pois “o servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade”.

Silvinei Vasques é alvo de três processos administrativos em razão da suposta interferência no segundo turno das eleições de 2022 e da apuração criminal que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e que serviu de base para a Operação Constituição Cidadã.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES