Escolas: Operação cumpre 10 mandados de internação de menores em 5 estados

As investigações tiveram início imediatamente após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças e ferimentos em outras cinco.

Crianças vítimas do ataque a uma creche de Blumenau | Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fim de combater a violência nas escolas, a Polícia Civil deflagrou uma operação que resultou no cumprimento de mandados de internação provisória de dez menores de idade, além de buscas e quebras de sigilo. Os alvos da operação estão localizados em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

As investigações foram iniciadas após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, situada em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 5 de abril. O atentado deixou quatro crianças mortas e outras cinco feridas, tendo o agressor sido detido.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, os menores estão sendo investigados por supostamente terem praticado atos infracionais que se assemelham aos crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, bem como aqueles previstos no Estatuto do Desarmamento.

As ordens judiciais da operação foram emitidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau.

A operação denominada Escola Segura está sob o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como objetivo combater a violência nas escolas. Em Santa Catarina, a coordenação da operação está a cargo da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco).

O ataque ocorreu em uma escola particular localizada na rua dos Caçadores, no bairro Velha, por volta das 9h30. O agressor invadiu a creche pulando o muro e iniciou o ataque com uma machadinha. Ele já foi preso e é réu em um processo criminal.

As vítimas foram identificadas como Bernardo Cunha Machado de 5 anos, Bernardo Pabst da Cunha de 4 anos, Larissa Maia Toldo de 7 anos e Enzo Marchesin Barbosa de 4 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES