Ex-secretário de polícia é preso suspeito de envolvimento com jogo do bicho

O profissional se afastou do cargo do Governo do Rio de Janeiro para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo PL

Allan | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-secretário da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, foi preso nesta sexta-feira (9) pelo Ministério Público Estadual. Ele é suspeito de organização criminosa e evolvimento com jogo do bicho. O antigo gestor deixou o cargo em março deste ano para se candidatar a uma vaga de deputado federal pelo PL. 

Ex-secretário da Polícia Civil é preso suspeito de envolvimento com o jogo do bicho 

As investigações indicam que o suspeito recebia propina do jogo do bicho e integraria uma plano para assassinar o bicheiro Rogério Andrade.

Além de Allan, o ex-chefe do Departamento-Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa, Antônio Ricardo Lima Nunes, também é alvo de uma mandado de busca e apreensão da operação. Ele saiu do cargo para concorrer a uma vaga para a Assembleia Legislativa do Rio, pelo Podemos.

A ação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). As solicitações foram expedidas pelo juiz Bruno Rulière, da 1ª Vara Criminal Especializada.

O ex-secretário da Polícia Civil foi preso em continuidade às investigações sobre o delegado Maurício Demétrio, preso, desde 2021, acusado de corrupção na corporação. Ele é suspeito de forjar operações para incriminas adversários, além de participar na morte de contraventor. 

CHEFE E SECRETÁRIO DA POLÍCIA CIVIL

Allan atuou como chefe da Polícia Civil entre 2010 e 2011, durante o governo de Sérgio Cabral (MDB) — atualmente preso —, deixando o cargo ao longo da investigação da Polícia Federal sobre um suposto vazamento de uma operação. O caso foi arquivo devido à falta de provas. O delegado sempre negou qualquer irregularidade. 

Em 2020, ele retornou ao posto — que foi transformado em uma secretaria do Governo do Rio de Janeiro. Ele permaneceu no cargo até março deste ano, quando se afastou para concorrer ao pleito.

Durante a gestão dele, a pasta inaugurou uma força-tarefa de combate às milícias, que até março contabilizou mais de 1,2 mil presos. Ele também anunciou a reforma de 25 delegacias e criou um prédio para o setor de inteligência da corporação, localizado no Centro do Rio. 

OPERAÇÃO NO JACAREZINHO

Foi durante a administração de Allan que aconteceu a operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho que provocou a morte de 28 pessoas, em maio de 2021. Apesar de criticado pela ação, ele defendeu a iniciativa. 

Mesmo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) restringindo operações no Estado durante a pandemia da Covid-19, o número de ações policiais aumentou entre 2020 e 2021. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES