Ex-vice-prefeito é preso suspeito de exploração sexual de crianças e jovens

As investigações têm por objetivo desarticular um esquema criminoso que envolve práticas de extorsão, exploração sexual de criança e adolescente, corrupção de menores e pedofilia em redes sociais.

Na fase anterior da operação, a PCMG prendeu outras três pessoas, incluindo dois vereadores e um terceiro homem. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou nesta quarta-feira (12), a prisão preventiva do ex-vice-prefeito da cidade de Jacinto, na região do Baixo Jequitinhonha, suspeito de exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação se deu no âmbito da segunda fase da operação Ambitus, que investiga um esquema criminoso que o investigado é suspeito de integrar.  Na fazenda do investigado, policiais ainda apreenderam uma arma de fogo ilegal. 

As investigações têm por objetivo desarticular um esquema criminoso que envolve práticas de extorsão, exploração sexual de criança e adolescente, corrupção de menores e pedofilia em redes sociais. Na fase anterior da operação, desencadeada no dia 23 de março, a PCMG prendeu preventivamente outras três pessoas, incluindo dois vereadores e um terceiro homem, além de cumprir quatro mandados de busca e apreensão.

De acordo com o delegado Diogo Quaresma, titular da Delegacia de Polícia Civil em Jacinto, as investigações começaram há um mês, a partir de uma denúncia anônima. “Segundo apurado, um dos vereadores teria coagido uma adolescente de 15 anos a gravar uma videochamada com conteúdo sexual com seu adversário político, também vereador do município. A partir daí, o primeiro começou a extorquir o adversário e publicou o vídeo em diversas redes sociais. Tais fatos foram motivados pela disputa de votos na última eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Jacinto”, detalha o delegado.

Trabalho investigativo

Diversos materiais foram arrecadados durante as buscas domiciliares, como celulares, computadores e pen drives. Com a última etapa da operação, a Polícia Civil concluiu o inquérito policial e indiciou os suspeitos pelos crimes de extorsão, favorecimento à prostituição, corrupção de menores e distribuição de cena de sexo envolvendo adolescente.

Quaresma acrescenta que as investigações apontaram que outro homem - sem participação no meio político, mas com registros policiais por tráfico de drogas - estaria explorando sexualmente a jovem, inclusive realizando viagens com ela.

“Diante da gravidade dos fatos, representamos por medidas cautelares pessoais e probatórias contra os quatro investigados, os quais tiveram as prisões preventivas decretadas pelo Poder Judiciário”, pontua o delegado ao informar que os suspeitos já estão à disposição da Justiça no sistema prisional.

A operação foi desencadeada pela equipe da Delegacia de Polícia Civil em Jacinto e contou com apoio da equipe da Delegacia Regional de Polícia Civil em Almenara, coordenada pela delegada regional Danielle Araujo de Souza e pelo delegado Fernando Varella.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES