Falha permite venda de celulares em presídio do PI

A situação comprova que há falha na fiscalização é também estrutural.

Todos os dias há quem jogue celulares de fora para dentro | Reprodução / Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos cinco detentos que fugiram da Casa de Custódia na última quarta-feira, 2, foi preso nos últimos dias pela Polícia Militar. Ele, identificado por Lindomar, é paulista e pertencia ao Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo.

O fugitivo capturado aproveitou uma falha no teto de tijolo e fugiu com os seus comparsas pela parte superior do presídio. Os demais continuam foragidos. Em 2014 foram 9 fugas somente na Casa de Custódia.

?Os presos descobriram essa facilidade para as fugas. Nós já levamos ao conhecimento da secretária e ela já determinou ao Departamento de Engenharia que fizesse um levantamento de custos para que a gente imediatamente se faça um muro de contenção nessa parte superior que está sendo violada e facilitando essa fuga?, disse o diretor de presídios Wellington Rodrigues.

Outro presídio que não anda bem é a penitenciária Irmão Guido. Lá, há superlotação com 600 presos atualmente. Todos os dias há quem jogue celulares de fora para dentro. De posse do aparelho, eles comercializam ligações para fora a um custo de R$ 10,00, ou fazem vendas que chegam a R$ 150,00 cada aparelho.

A situação comprova que há falha na fiscalização é também estrutural. ?Nós trouxemos o problema à secretária e ela prontamente levou ao documento do estado e, a partir de segunda-feira, será iniciado um telamento de toda a Irmão Guido. Depois, cabe a nós apenas a preocupação com a parte interna do presídio.?

Vilobaldo Carvalho, do Sinpoljuspi, o caso é ainda mais complicado em razão da falta de telas. ?Em uma vistoria feita recentemente na Irmão Guido foram recolhidos 72 celulares nos pavilhões. A falta de telamento é uma falha gravíssima, mas a inserção dessas telas não vai resolver o problema da segurança. Falta equipamentos de segurança, mão de obra, monitoramento, entre outros.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES