Filha e genro de Rener Umbuzeiro são presos pela PF na Bahia

O casal era conhecido por compartilhar fotos juntos em redes sociais, em viagens, festas e na academia

Filha e genro de Rener Umbuzeiro são presos pela PF na Bahia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Larissa Lima e Paulo Victor Lima, filha e genro respectivamente de Rener Umbuzeiro, o líder de uma família que teria acumulado riqueza através de plantações de maconha na Bahia, foram presos nesta quarta-feira (22), durante a Operação Kariri pela Polícia Federal. Rener Umbuzeiro faleceu durante a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão, após confronto com os policiais.

Larissa Lima, filha de Umbuzeiro, é médica e, segundo investigações do GLOBO, desempenhava um papel importante na gestão financeira do esquema, assim como seu marido Paulo Victor Lima, envolvido na lavagem de dinheiro. O casal era conhecido por compartilhar fotos juntos em redes sociais, em viagens, festas e na academia.

Casal de família 'agro' que, segundo a PF, fez fortuna com plantação de maconha (Foto: Reprodução)

Em suas últimas publicações, Larissa Lima abordava dicas de cuidados com a pele e tratamentos estéticos. Embora registrada no Conselho Regional de Medicina da Bahia desde dezembro de 2020, não possui uma especialidade listada no site da instituição. Paulo Lima é identificado como empresário.

Além do casal, a esposa do suspeito falecido também foi detida pela Polícia Federal, sob suspeita de participação nas operações financeiras e de lavagem de dinheiro.

A operação resultou na apreensão de cinco armas de fogo, quatro veículos, casas e fazendas, além de um número indeterminado de cabeças de gado. Rener Umbuzeiro, de acordo com registros da Receita Federal, é proprietário da Umbuzeiro Agropecuária, localizada em América Dourada, onde parte da operação foi conduzida. A empresa está envolvida no cultivo de diversos produtos agrícolas e na criação de gado.

A Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e imóveis dos envolvidos, incluindo cinco fazendas em Pernambuco e na Bahia, além de propriedades de luxo, totalizando R$ 50 milhões, conforme o Ministério Público da Bahia.

As investigações, iniciadas em 2019, resultaram na apreensão de mais de uma tonelada de maconha em três ocasiões relacionadas ao caso. As cinco fazendas utilizadas para o cultivo da droga estavam registradas em nome de terceiros, segundo a Polícia Federal.

A organização criminosa atuava como fornecedora de maconha na região Nordeste, inicialmente estabelecida em Pernambuco e posteriormente na Bahia. O motivo da mudança ainda não foi esclarecido, de acordo com o delegado Diego Gordilho.

A operação mobilizou cerca de 100 policiais e cumpriu mandados em várias cidades, incluindo Salvador, Feira de Santana, América Dourada, Morpará, Ibititá, Muquém do São Francisco, Brasília, Ibimirim e São Paulo. Além da Polícia Federal, participaram do processo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia, a Companhia Independente de Ações no Cerrado (CIPE Cerrado) e a 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (28ª CIPM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES