Filho e esposa de deputado investigado por chefiar grupo miliciano são presos

O político é acusado de chefiar um grupo miliciano que explorava a lavagem de dinheiro de valores do jogo do bicho, agiotagem e extorsão.

Filho e esposa de deputado investigado por chefiar grupo miliciano são presos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mayana Cerqueira da Silva e João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, de 18 anos, esposa e filho do deputado estadual Binho Galinha, alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (7), foram presos durante a Operação ‘El Patron’. O político é acusado de chefiar um grupo miliciano que explorava a lavagem de dinheiro de valores do jogo do bicho, agiotagem e extorsão.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) participou da operação, e conforme a Polícia Federal seis mandados de prisão preventiva foram cumpridos. A esposa do deputado teve a prisão convertida para domiciliar, enquanto o filho teve a preventiva mantida. Ele foi encaminhado para o presídio em Salvador.

Deputado estadual Binho Galinha | FOTO: Agência Alba

Conforme a PF, além de Binho Galinha, outras 15 pessoas foram denunciadas à Justiça, entre eles três policiais militares, acusados de atuarem como o braço armado da organização criminosa. Também estão presos Jackson Macedo Araújo Júnior, Josenilson Souza da Conceição e Roque de Jesus Carvalho.

O grupo criminoso atuava há pelo menos 20 anos na cidade de Feira de Santana, distante 100 km da capital baiana, e na última década chegou a realizar movimentações bancárias com valor superior a R$ 100 milhões, segundo a investigação.

Filho e esposa de deputado investigado por chefiar grupo miliciano são presos | FOTO: Redes Sociais

Ao ser procurado pelo UOL, o deputado Binho Galinha afirmou que irá "esclarecer tudo à Justiça, no momento próprio" e se colocou "à disposição das autoridades", sem comentar sobre o mérito da investigação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES