Fontes radioativas de Césio-137 são furtadas de mineradora de Minas Gerais

As fontes desaparecidas possuem uma atividade cerca de 300 mil vezes menor do que aquela presente no acidente de Goiânia

Fontes radioativas de Césio-137 são furtadas de mineradora de Minas Gerais | CNEM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar e o governo federal estão conduzindo uma investigação sobre o furto de duas fontes de Césio-137 em uma mineradora localizada nos municípios de Nazareno e São Tiago, em Minas Gerais. A mineradora AMG relatou a suspeita de furto em 29 de junho para a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), que está realizando uma investigação interna para entender as circunstâncias do desaparecimento. Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar.

Conforme a CNEN, as fontes desaparecidas possuem uma atividade cerca de 300 mil vezes menor do que aquela presente no acidente de Goiânia, representando um baixo risco. Em comparação com aparelhos de radioterapia, a atividade das fontes é 275 mil vezes menor. Essas fontes eram utilizadas em medidores de densidade de polpa. "A AMG alerta que o manuseio inadequado por pessoas não autorizadas pode acarretar algum risco à saúde".

A CNEN informou que a AMG está regularmente licenciada e tem autorização para operar até 2025. A mineradora pede ajuda da população "para fornecer qualquer tipo de informação" sobre as fontes furtadas. As fontes podem ser identificadas por seu formato e aparência, veja:

"Essas fontes são classificadas como não perigosas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Por isso, não são esperados efeitos severos à saúde pelo contato com as mesmas. No entanto, é importante continuar as buscas para recuperá-las de tal forma a prevenir exposições desnecessárias", disse a CNEN.

"A AMG Brasil leva esse incidente muito a sério e lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os indivíduos nessas áreas são prioridade, a empresa enfatiza que está fazendo todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível", informou a Mineradora AMG.

(Com informações do Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES