Funcionários do BRB são condenados a 4 anos de prisão por assédio sexual

Na época, a adolescente recebia “elogios” sobre sua beleza, proposta de “ficar” com um deles e outras abordagens, visando obtenção de favores sexuais.

Funcionários do BRB são condenados a 4 anos de prisão por assédio sexual | TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três funcionários do Banco de Brasília (BRB) foram condenados a 4 anos e 22 de prisão em regime semiaberto e pagamento de multa por assédio sexual contra uma então estagiária da instituição no ano de 2017. Segundo o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), a adolescente, então com 17 anos, começou a ser assediada logo que iniciou o estágio na agência bancária.

Ainda de acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), entre os três envolvidos, dois deles ocupavam cargos de gerência. A denúncia aponta que a adolescente tinha 17 anos, quando começou a ser assediada logo no início do estágio no BRB.

Na época, a adolescente recebia “elogios” sobre sua beleza, proposta de “ficar” com um deles e outras abordagens, visando obtenção de favores sexuais. Como a  adolescente não correspondia aos assédios, certo dia um desses gerentes articulou um almoço, juntamente com os outros dois condenados, e chamou a adolescente, que aceitou o “convite”, receosa de receber represálias.

Durante o almoço, os funcionários do banco constrangeram a menor a ingerir bebida alcoólica, que sentiu mal-estar e disse  que iria embora.  Os gerentes falaram que a deixariam em casa, mas que passariam primeiro na agência.  No entanto, eles desviaram o caminho e levaram a menor para um motel, juntamente com outras duas estagiárias do banco que haviam chamado para o almoço. Lá, a vítima não cedeu às insinuações sexuais dos acusados. Ao chegar em casa, ela relatou os fatos aos seus pais, que registraram o boletim de ocorrência. 

Os réus negaram os crimes e alegaram que não possuíam “qualquer condição de superioridade hierárquica direta ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função” em relação à vítima, segundo a sentença. O BRB disse que os "empregados responderam processo disciplinar, à época, e foram penalizados na esfera administrativa".

DECISÃO 

Na sentença, o magistrado afirma que "indene de dúvidas que a vítima foi assediada sexualmente pelos réus, na medida em que a constrangeram a ir até o motel e ali permanecer, contra sua vontade, causando-lhe enorme embaraço, sobretudo pela constante insistência para que ela coadunasse com o grupo". 

O juiz também negou a alegação dos funcionários de que eles não exerciam condição de superioridade hierárquica em relação à vítima, já que "eles eram funcionários do banco, dois deles inclusive exercendo cargos de gerência, enquanto a vítima exercia a atividade de estagiária".

“Nesse cenário, indene de dúvidas que a vítima foi assediada sexualmente pelos réus, na medida em que a constrangeram a ir até o motel e ali permanecer, contra sua vontade, causando-lhe enorme embaraço, sobretudo pela constante insistência para que ela coadunasse com o grupo, tudo isso a fim de que obtivessem alguma vantagem sexual (...) Sobejamente comprovada também a ascendência dos acusados sobre a vítima, em razão da superioridade hierárquica, pois eles eram funcionários do banco, dois deles inclusive exercendo cargos de gerência... enquanto a vítima exercia a atividade de estagiária... pois todos eles, como funcionários do banco, exerciam autoridade sobre a vítima, estagiária”, diz sentença.

Os réus recorreram à segunda instância e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a condenação proferida pela 2ª Vara Criminal de Taguatinga, compreendendo também o crime de oferecimento de bebida alcoólica a menor de 18 anos, foi mantida. Não cabe mais recurso. 

Pela natureza do crime e por envolver vítima menor de idade à época do crime, o MP afirmou que não pode divulgar as identidades dos envolvidos e outros detalhes sobre a denúncia.

SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES